Dia Internacional do Homem alerta para cuidados com a saúde masculina

Dia Internacional do Homem alerta para cuidados com a saúde masculina

Publicado em 15/07/2020 por Revista algomais às 5:00

Nesta quarta (15), é comemorado o Dia Internacional do Homem. E a data vem como um alerta para que eles cuidem da saúde. Recentemente o Instituto Nacional do Câncer divulgou a estimativa da doença para o ano 2020 e adverte para os tipos de cânceres que mais deverão acometer a população masculina.

“De acordo com o relatório, no Brasil, apenas neste ano teremos mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, seguido por cerca de 20 mil novos casos de cólon e mais de 17 mil novos casos de câncer de pulmão na população masculina”, afirma o cirurgião oncológico do Real Instituto de Cirurgia Oncológica, Dr Jerônimo Assis.

Com relação à mortalidade, os mais letais para eles são, em ordem de prevalência, pulmão, próstata, cólon, estômago e esôfago. E a razão dessa agressividade do tumor muitas vezes se dá em detrimento da existência ou não de  um diagnóstico e tratamento rápido e eficiente.

No Brasil, estima-se que cerca de 40% dos homens até 39 anos e 20% acima dos 40 só procuram um médico quando sentem algum sintoma. “O dado é bem alarmante, e mostra uma porcentagem muito grande da população masculina que só procuram um serviço de saúde com a doença avançada, quase sempre porque não fizeram prevenção alguma”, comenta o cirurgião. “Há uma resistência muito grande dos homens em só procurarem atendimento médico quando existem sintomas. Por isso sempre alertamos que é fundamental a prevenção feita pelo check-up anual e o diagnóstico precoce para um prognóstico favorável”, complementa e finaliza o médico.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »