Dia Mundial Sem Tabaco é tema de palestra gratuita no Recife

Dia Mundial Sem Tabaco é tema de palestra gratuita no Recife

Publicado em 16/05/2019 por Revista algomais às 5:00
Data alerta para os perigos do vício entre a população brasileira. Photo by Irina Iriser from Pexels

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, visa atentar a população sobre os riscos à saúde que o consumo da substância apresenta. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Amanhã, dia 17 de maio, o Hospital Santa Joana Recife promove uma palestra para chamar atenção à data e tirar dúvidas sobre a dependência do cigarro.

O evento acontecerá às 14h no auditório Monsenhor Vieira, localizado no 1º andar do hospital, e será aberto ao público. “Nosso objetivo é sensibilizar tanto os pacientes quanto o público em geral sobre a importância da cessação do cigarro”, afirma a psicóloga Erika Correia, organizadora do evento e palestrante. “O tabagismo é uma doença que mata muito e, ao mesmo tempo, é uma das mais evitáveis. Por isso, é necessário fazer esse trabalho de conscientização e, também, ajudar aqueles que precisam largar o vício.”

A ação irá abordar o tabagismo a partir de diferentes perspectivas. “Precisamos entender, por exemplo, o que leva a pessoa a fumar. O que causa essa relação de dependência? Pessoas recorrem ao cigarro para lidar com situações de ansiedade ou frustrações que ocorrem na vida, entre outros casos”, explica Erika. Para a psicóloga, é partindo da identificação do problema que se torna possível trilhar o caminho para longe do vício.

Além disso, odontologista e oncologistas também estarão presentes no evento para abordar os diferentes tipos de câncer que podem ser desencadeados pelo cigarro, como os de pulmão e de boca, bem como de outros problemas de saúde relacionados. Para quem está procurando apoio para largar o vício do tabaco, médicos presentes estarão disponíveis para falar sobre as terapias existentes, como é o caso dos adesivos de nicotina para usuários que tenham alta dependência.

Serviço
Palestra Gratuita sobre o Dia Mundial Sem Tabaco
Data: 17/05
Horário: 14h
Local: Auditório Monsenhor Vieira – Hospital Santa Joana Recife – Rua Joaquim Nabuco, 200 – Graças

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »
  • Ricardo C Montenegro

    Parabéns pela matéria, mas apenas pra ficar mais defina a linha do tempo: Sebrae e Senai estão em Caruaru há mais de vinte anos, a partir de 2001 a cidade viveu um boom de cursos superiores, o Armazém da Criatividade foi instalado há mais de cinco anos, além do mais o país de Caruaru sempre recebeu “estrangeiros”, como dizia um grande empresário da cidade Dr. Galvão, da Livraria Estudantil “Caruaru é uma terra de forasteiros” no sentido que Caruaru sempre acolheu quem vinha empreender por aqui.