Em tempos de pandemia, estresse pode piorar quadro de doenças ligadas ao coração

Em tempos de pandemia, estresse pode piorar quadro de doenças ligadas ao coração

Publicado em 29/09/2020 por Revista algomais às 5:00

As doenças cardiovasculares, ou seja, aquelas ligadas ao coração, são as principais causas de óbitos anualmente no Brasil. E para aumentar a conscientização sobre os perigos da negligência com esse órgão vital e a importância de manter hábitos saudáveis e o acompanhamento médico, a data de 29 de setembro é marcada como o Dia Mundial do Coração.

A melhor maneira para controlar as doenças do coração é adotar um estilo de vida saudável, evitando o estresse e seguindo adequadamente o tratamento indicado pelo médico. Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o período de isolamento social pode trazer obstáculos, como o afastamento dos pacientes às suas consultas de controle. Isso sem falar na carga excessiva de trabalho no home-office e o aumento do sedentarismo.

Uma pesquisa recente da American Heart Association Journal demonstrou que o estresse pode piorar o quadro das doenças cardíacas. Segundo o estudo, a atividade cerebral durante esses momentos pode aumentar a dor no peito nas pessoas com doença arterial coronária.

Isso tudo se agrava com o cenário de que cada vez mais jovens estão sendo diagnosticados com hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico dessa condição aumentou 14,2% no Brasil nos últimos 10 anos³. Sendo assim, é preciso ter um cuidado contínuo, desde cedo e não apenas na terceira idade, com a saúde cardiovascular.

“Diversos fatores podem levar a desarranjos no organismo que irão apresentar ameaças ao coração. O controle das emoções é um dos pontos que precisa de atenção também, bem como a manutenção do tratamento com medicamentos e um estilo de vida saudável”, explica Múcio Tavares Jr., Chefe da Unidade Centro de Infusão e Hospital Dia do Instituto do Coração/USP.

Veja algumas dicas para controlar o estresse, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

· Procure expressar os seus sentimentos, conversando com amigos e familiares. Falar sobre o que está sentindo pode ajudar a aliviar as fortes emoções.

· Mantenha um estilo de vida saudável com exercícios físicos regulares e uma alimentação adequada.

· Durante a pandemia, limite o tempo que passa lendo e ouvindo notícias, caso perceba que a cobertura jornalística aumente excessivamente a sua preocupação e agitação.

· Mantenha uma rotina de sono, com hora determinada para dormir e acordar.

· Se achar necessário, procure um profissional de saúde mental para ajudar a lidar com a situação.

“Durante o período de pandemia que estamos vivendo é normal a necessidade de adaptação dos hábitos. Porém, é importante lembrar que manter a saúde sob controle também é uma maneira de se proteger dos riscos do novo coronavírus”, finaliza Múcio.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »