Governo de PE coloca em funcionamento drive-thru para testagem da Covid-19

Governo de PE coloca em funcionamento drive-thru para testagem da Covid-19

Publicado em 23/09/2020 por Revista algomais às 4:50
Serviço, no Centro de Convenções, recebe a população todos os dias da semana. A capacidade diária é de 200 atendimentos

Já está em funcionamento o drive-thru para testagem da Covid-19 no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O serviço funcionará diariamente, inclusive aos sábados e domingo, das 8h às 17h e o acesso ao estacionamento será pela Avenida Professor Andrade Bezerra.

A demanda no Cecon é espontânea, ou seja, não precisa fazer agendamento prévio, e o acolhimento é para todos aqueles que têm o indicativo para a testagem, seja a pessoa sintomática ou aquela que teve contato domiciliar com um caso confirmado da doença. No início das atividades, ontem (22.09), entre as 8h e 11h, foram feitos 92 testes, sendo 36 de biologia molecular (RT-PCR) e 56 rápidos. A capacidade é de cerca de 200 atendimentos diários. Desde a abertura desse Centro de Testagem, em abril, já foram mais de 9,1 mil exames realizados.

O objetivo da iniciativa é dar mais celeridade ao processo de testagem, além de ser mais uma comodidade ao usuário, que não precisará sair do veículo. “Dentro do Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco, a ampliação da testagem é ponto crucial para que possamos garantir um retorno seguro das atividades. Para isso, o Governo de Pernambuco investiu na modernização do parque tecnológico do Laboratório de Saúde Pública do Estado, automatizando todo o processamento dos exames moleculares RT-PCR, que quadruplicaram a capacidade de testagem do nosso Estado. Com isto, nesta terça-feira, a população de Pernambuco tem mais uma opção para realizar a testagem da Covid-19, com a ampliação do funcionamento do nosso Centro de Testagem do Centro de Convenções, na divisa de Recife e Olinda, com o esquema de drive-thru. Nosso objetivo é dar maior comodidade, facilitando o acesso à população. O serviço está aberto todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h, e o atendimento é realizado sem necessidade de marcação, com demanda espontânea. Podem realizar o teste todas as pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, mesmo que apenas com sintomas leves, além de todos que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O resultado do teste rápido sai em até 15 minutos após a coleta. Já o resultado do exame molecular RT-PCR será enviado via e-mail ou será disponibilizado no local para retirada.

Desde o último dia 11 de setembro, o Estado ampliou a população prioritária para a testagem da Covid-19. Desde março, já são cerca de 430 mil testes realizados em Pernambuco. Além do drive-trhu do Cecon, o Governo de Pernambuco ainda mantém outros dois centros de testagem abertos à população: no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista, com funcionamento todos os dias da semana das 8h às 17h; e no Ceasa, no Curado, de segunda a sexta, das das 7h às 15h.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »