Hospitais de urgência têm novo protocolo pós Covid-19

Hospitais de urgência têm novo protocolo pós Covid-19

Publicado em 06/07/2020 por Revista algomais às 7:25

A quarentena reduziu em mais de 80% o número de atendimentos de urgência e eletivos nas unidades de saúde. Além da diminuição do ritmo das atividades diárias, o medo de ser contaminado com o coronavírus afastou os pacientes. Com o retorno gradual das atividades, os hospitais estão implantando novos protocolos para garantir a segurança ao público e aos profissionais.

Para a nova rotina, as equipes passaram por treinamento específico. Além disso, foi criado um fluxo específico desde a triagem, com respeito a hora marcada e, eventualmente, aguardo do atendimento na área externa ou dentro do próprio veículo. Acompanhantes não são permitidos nas dependências internas, salvo algumas exceções.

Os cuidados de praxe, como o uso permanente de máscaras e disponibilização de álcool em gel se somaram a outros cuidados. Após cada atendimento a área (triagem, consultório e demais espaços) passa por um processo de desinfecção completa.

Já os pacientes com suspeita de Covid-19 têm atendimento em consultórios e ala de enfermagem separados dos demais, inclusive quando do caso de internação, até mesmo na UTI.

O diretor médico do Hospital Jayme da Fonte, João Lampropulos, explica que as equipes foram treinadas para orientar da melhor forma os pacientes, seguindo todos os protocolos desenvolvidos pelos órgãos reguladores.

“Vamos realmente precisar conviver com esse vírus ainda durante algum tempo. Então, é importante assegurarmos todas as condições de biossegurança para os profissionais e os pacientes de modo a que possamos todos retornar à normalidade”, diz.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »