Pele precisa de cuidados e atenção extra no Carnaval

Pele precisa de cuidados e atenção extra no Carnaval

Publicado em 21/02/2020 por Revista algomais às 5:00
Dermatologistas alertam para precauções necessárias na festa de Mômo, a fim de evitar alergias, queimaduras e até o envelhecimento precoce.

A folia está batendo na porta, já dá para ouvir os clarins e os tambores. Junto com ela vem grandes produções: fantasia, cabelo, maquiagem. É nesse contexto que médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontam a necessidade de cuidar da saúde da pele, evitando problemas de dermatite e alergias, queimaduras de sol, ferimentos em roupas não adequadas para a festa e até o envelhecimento.

Dentre as recomendações da SBD para o Carnaval, a principal delas é manter a pele, o cabelo e o corpo hidratados. As demais são: usar acessórios como óculos de sol e chapéu, além do protetor solar, para evitar queimaduras, reaplicando o protetor a cada 2 horas; Passar repelente, por causa do aumento do número de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, também devendo reaplicar o repelente a cada 2 horas; Comer frutas e beber muita água; Tentar aproveitar os blocos antes das 10h e depois das 16h, por causa do sol; Proteger os pés de calosidades, traumas e risco de cortes usando sapatos confortáveis, folgados, ou tênis. Se aparecer bolhas nos pés, não estourar para não infeccionar; evitar spray de espuma, que contém substâncias tóxicas e pode dar reação alérgica na pele.

De acordo com a dermatologista Deborah Castro, que é membro da SBD e atende no Hospital do IMIP e no NID Dermatologia, alguns procedimentos também precisam ser seguidos na hora de proteger a pele e fazer a maquiagem, dando prioridade a produtos confiáveis e sempre dentro da validade. “Uma boa maquiagem de Carnaval é feita com a pele bem limpa, hidratada e protegida do sol, de preferência com FPS 50 ou maior. Isso vai garantir um efeito mais bonito na maquiagem e proteção. Para evitar as alergias não se deve usar tinta guache, ou outras que não sejam próprias para a pele, e pincéis atômicos. A procedência dos produtos e a validade também devem ser sempre verificadas, não se deve usar o glitter ou a tinta guardados há três anos”, afirma. A médica finaliza explicando a importância de retirar todos os produtos depois da festa. “Retire toda a maquiagem com demaquilante bifásico ou cleansing oil e lave a pele com sabonete apropriado para o seu tipo de pele, isso vai evitar o surgimento de acne e outros problemas”.

No caso das crianças, a dermatologista destaca a necessidade de evitar fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia. “Prefira fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga. E também é importe não deixar as crianças com roupas molhadas, para não provocar micoses, além de aplicar muito protetor solar”, sinaliza Deborah, explicando que as discas também valem para os adultos, mas que as crianças merecem atenção ainda maior pela fragilidade delas.

DICAS DE MAQUIAGEM:
– Comece limpando a pele com uma solução micelar;
– Passando um primer, que vai ajudar a fixar melhor os produtos;
– Use protetor solar (de preferência com FPS 50 ou mais);
– Além de hidratar, usar um hidratante vai ajudar a maquiagem a não ficar com aspecto craquelado;
– Evite tintas impróprias para a pele e pinceis atômicos (para evitar as alergias);
– Verifique a procedência e a validade dos produtos;
– Dê preferência por maquiagem a prova d’água, para evitar que escorra com o suor;
– Na boca, use protetor labial ou batom com FPS;
– Aplicar água termal após finalizar a maquiagem ajuda a manter a pele hidratada e fixar melhor os produtos;
– Depois da festa, retire toda a maquiagem usando demaquilante bifásico ou cleansing oil. Em seguida, lave com sabonete apropriado para o seu tipo de pele.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »