Atividade aquática como aliada no desenvolvimento psicomotor das crianças

As atividades aquáticas na infância podem ser muito divertidas para muitas crianças e as atraem pela possibilidade de brincar dentro da água. Além do bem-estar, praticar exercícios físicos em ambiente aquático ajuda no desenvolvimento físico e psicomotor dos pequenos, proporcionando um crescimento saudável e maiores chances de se tornar um adulto sadio, pois o estímulo motor nesse meio influencia na percepção motriz, contribuindo para o ajuste, controle e consciência corporal.

“Hoje, você possui um esquema corporal a partir de uma sensação plantar, com os pés no chão. Por ser um ambiente do dia a dia, talvez não lhe exija o que chamamos de ‘propriocepção’, que seria a volta para si próprio, no intuito de perceber os componentes corporais, os planos, eixos e temporizações. Então, as atividades aquáticas são ferramentas que nos ajudaram a alcançar esses conteúdos”, explica o educador físico e professor da pós-graduação em natação e atividades aquáticas do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) Sérgio Abreu.

Quanto mais cedo a criança começar a praticar exercícios físicos, melhor será para a sua formação cognitiva e os seus benefícios poderão ser percebidos na vida adulta, “pois, além podermos contar com uma memória motora, esta irá contribuir para nossa formação cognitiva, social e psicológica”, esclarece o docente. Segundo o profissional de Educação Física, as crianças podem frequentar escolas de natação ou aulas em clubes a partir do sétimo mês de vida, quando encerra o segundo ciclo de vacinação dos recém-nascidos.

Natação ou qualquer outra atividade que tenha contato com a água são muitos indicadas, porém é preciso ficar atento e procurar orientação de um profissional de medicina. “É um ambiente bastante estimulante e prazeroso. No entanto, devemos ter uma atenção especial para alguns casos especiais, como epilepsia e convulsão a alguma insuficiência, que deve haver avaliação médica e do profissional de Educação antes da sua prática”, adverte o professor da pós-graduação em natação e atividades aquáticas do IDE Sérgio Abreu.

PALESTRA

Para debater o assunto, o Instituto de desenvolvimento Educacional (IDE) promove no próximo dia 14 (sexta-feira), das 15h às 18h, na sede da instituição (Pina, Recife), mais uma edição do Café com especialistas com o tema “A importância das atividades aquáticas para o desenvolvimento psicomotor de crianças”. Com inscrições gratuitas, feitas através do site do IDE, a palestra será ministrada pelo professor da pós-graduação de natação e atividades aquáticas do IDE Sérgio Abreu.

O evento abordará o histórico da relação do homem com a água, princípios físicos da água e as atividades aquáticas, desenvolvimento motor e seus períodos e a água e a psicomotricidade. “Tentarei mostrar não só a importância da atividade aquática, mas a importância da água em sua história, suas propriedades físicas e mecânicas e a relação com a formação psicomotora através basicamente da natação”, conta o palestrante.

Podem participar da conversa estudantes de graduação em educação física, profissionais das áreas de educação física e interessados no tema. Após o evento, o público recebe certificado online com carga horária de três horas. No local, os participantes poderão doar alimento não perecível. A sede do Instituto de desenvolvimento Educacional fica na Rua Manuel de brito, nº 311, no bairro do Pina (Recife, PE). Mais informações pelos telefones 0800 081 3256 e (81) 3465-0002 ou no www.idecursos.com.br/eventos.

* O professor da pós-graduação em natação e atividades aquáticas do IDE Sérgio Abreu tem mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona (Lisboa), especialização em bases teóricas da avaliação e prescrição do exercício físico pelo IDE/UniRedentor e especialização em fisiologia do exercício pela Universidade Veiga de Almeida. É também coordenador de esporte e professor de natação do Colégio Grande Passo e da Escola Primeiro Passo, além de coordenador do Circuito Estadual de Natação (Troféu União das Águas).

SOBRE O IDE

O Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), desde 2006, é uma instituição especializada em cursos de extensão e pós-graduação na área de saúde, com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo a maior estrutura física, administrativa e pedagógica do Nordeste voltada exclusivamente para cursos de pós-graduação em saúde.

SERVIÇO | CAFÉ COM ESPECIALISTAS
Palestra: A importância das atividades aquáticas para o desenvolvimento psicomotor de crianças
Quando: sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Horário: das 15h às 18h
Onde: na sede do IDE – Rua Manuel de brito, nº 31, no bairro do Pina (Recife-PE)
Mais informações: (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e www.idecursos.com.br/eventos

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon