Barriga saliente pode ser resultado da má postura

Barriga saliente pode ser resultado da má postura

Publicado em 14/11/2017 por Revista algomais às 6:00
Pixabay

A época mais esperada pelos brasileiros está chegando: o verão! E com ele aquele desejo profundo de se livrar de uma vez por todas da barriga saliente! Algumas pessoas, apesar da dieta e da prática de exercícios, não conseguem se ver livre do excesso de volume na região abdominal e a explicação pode estar na postura!

Isso mesmo, o modo como você anda ou se senta pode afetar muito o aspecto da sua barriga. “Uma boa postura tem um grande impacto na forma como trabalhamos a nossa musculatura abdominal. “Manter-se com o corpo ereto exige que nossos músculos estejam em equilíbrio, ou seja, nenhuma cadeia muscular pode ganhar a “guerra”, pois isto impede a correção postural. Quando este equilíbrio acontece, temos a impressão de que a barriga está mais reduzida, explica a fisioterapeuta especialista nos métodos RPG e Pilates, Walkiria Brunetti.

“Quando a postura não é boa, é um sinal de que os músculos foram postos para “dormir” e estão “largados”. Se a pessoa já tem alguma adiposidade nessa região, certamente parecerá maior. Os músculos ficam encurtados e o quadril se projeta para frente, o que dá a impressão de que a barriga está maior do que realmente é”, explica Walkiria.

A boa postura de volta
Além de manter os bons hábitos, como uma alimentação saudável e praticar atividade física, quem enfrenta o problema postural que afeta a região do abdômen pode apostar no RPG (Reeducação Postural Global). “O método alonga os músculos das cadeiais anterior e posterior do corpo de maneira global, fazendo com que o quadril volte para a sua posição neutra e, por meio desse reequilíbrio muscular, o abdominal que estava projetado para frente irá se recolocar”, comenta a especialista.

Depois que a postura é corrigida, é importante manter uma atividade para fortalecimento muscular, como o Pilates. “A técnica é importante para fortalecer os músculos do CORE (abdomen, glúteo, paravertebrais e assoalho pélvico), além de trazer inúmeros outros benefícios,”, diz Walkiria.

Uma postura correta também é fundamental para quem pratica atividade física, pois a musculatura do core, além de segurar a coluna no lugar, ajuda a estabilizá-la, reduzindo as chances de lesão.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »