Benefícios da proteína no treino

Benefícios da proteína no treino

Publicado em 06/04/2018 por Revista algomais às 9:02
Divulgação

Quando falamos em alimentação voltada aos treinos, um dos primeiros assuntos que vem na cabeça dos praticantes de atividade física é justamente sobre o que comer e quais nutrientes importantes para serem consumidos.

Todos os nutrientes têm grande importância em nossa alimentação, mas as proteínas ganharam grande destaque para quem busca melhora da composição corporal, crescimento e definição muscular.

O personal trainer Jhonatan Vital, da Acqua Academia, localizada no bairro da Mooca, conta como funciona a proteína em nosso organismo. “A proteína fornece aminoácidos para diversas funções fisiológicas, entre elas, a construção e manutenção muscular. Além disso, ela é um nutriente primordial para construção de estruturas e tecidos corporais. A proteína possui actina, que forma os microfilamentos e miosina, que movimenta-se ao longo da actina, gerando a contração muscular”, explica.

De acordo com as recomendações nutricionais, 25% das calorias consumidas diariamente devem ser provenientes das proteínas. Se quisermos uma conta mais prática podemos considerar o consumo de 0,8-1g de proteínas por quilo de peso corporal, ou seja, um indivíduo de 70 kg deverá consumir entre 56g e 70g de proteína por dia.

Para atletas de alto rendimento (profissionais) esta dose de proteína pode ser maior de acordo com a modalidade e objetivos. O Colégio Americano de Medicina Desportiva, em parceria com a Associação Americana de Dietética e os Dietistas do Canadá, apontam que, o consumo diário de proteína para atletas pode variar de 1,2 a 2,0g por quilo de peso corporal.

A fonte primária desse nutriente deve ser sem dúvida os alimentos naturais. Fontes importantes de proteínas são as carnes, os ovos, os leites e derivados, além dos grãos.

Caso seja necessário utilizar de suplementação alimentar, é importante procurar por orientação profissional: busque um nutricionista que irá avaliar sua dieta, realizar correções e adaptações para que o uso da suplementação atinja os objetivos propostos.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »