Como proteger os olhos no verão?

Como proteger os olhos no verão?

Publicado em 06/01/2020 por Revista algomais às 13:07

Chegou o verão e com ele muito sol, praia e calor. Durante a estação mais quente do ano, é comum as pessoas realizarem passeios ao ar livre, em shoppings ou irem a shows. Os oftalmologistas do Instituto de Olhos Clóvis Paiva alertam que existem alguns cuidados para evitar problemas oculares no período.

Eles apontam a higiene como fator importante para que não haja transmissão de vírus e bactérias que podem causar a conjuntivite e outras doenças. Evitar aglomerações é outra dica e, se coçar o olho for inevitável, a sugestão é que as mãos estejam bem lavadas. Além disso, não se deve compartilhar maquiagem como lápis, sombra ou rímel, pois, dessa forma, a transmissão de doenças fica mais fácil.

Outro cuidado essencial para proteger os olhos é usar óculos de sol com proteção contra raios ultravioletas. Os oftalmologistas apontam que os óculos vendidos nos camelôs, sem essa proteção, não são tão inofensivos como parecem e recomendam não usá-los, pois a lente facilita a ação dos raios solares, uma vez que ocorre a dilatação da pupila no escuro, por onde entra a radiação.

Lentes coloridas também devem ter a proteção. Os oftalmologistas explicam que lentes cinzas devem ser utilizadas nas atividades diárias; as verdes, na prática de esportes e na praia; as amarelas, para dirigir porque aumentam o contraste.

Não é recomendado o uso das lentes vermelhas ou roxas por facilitar a entrada de raios solares que podem, em alguns casos, causar danos à córnea. As crianças também devem fazer uso de óculos de sol.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »