Confira a programação do Parque de Dois Irmãos para o fim de semana

Confira a programação do Parque de Dois Irmãos para o fim de semana

Publicado em 14/09/2019 por Revista algomais às 12:15
A dica é participar das atividades de enriquecimento ambiental com os animais do zoológico e visitar a Exposição Mundo dos Répteis. (Foto: Lu Rocha/SEMAS)

Com a chegada do mês setembro, os dias ensolarados voltaram à capital pernambucana. Para as famílias que procuram momentos de diversão com as crianças, uma ótima opção é visitar o Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, conferir as atividades de educação ambiental e descobrir curiosidades sobre os animais do zoológico. O equipamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) funciona nesse sábado e domingo (14 e 15/09), das 9h às 16h, com uma programação para os visitantes de todas as idades.

As atividades de enriquecimento ambiental, desenvolvidas com o objetivo estimular os comportamentos dos animais como se eles estivessem na natureza, despertam grande interesse dos visitantes. De acordo com Luciana Rameh, gestora técnico-científica do Parque, “os enriquecimentos são de diferentes tipos: sensorial, que aguça os sentidos, podendo ser sonoro, olfativo, visual, tátil ou gustativo; cognitivo, aquele que trabalha a capacidade intelectual do animal, proporcionando a concentração, coordenação, memória e raciocínio; e alimentar, que estimula a caça e a descoberta dos alimentos”.

No sábado, os enriquecimentos serão com as araras-vermelhas, às 10h30h, no setor das aves, e às 15h, com a onça-pintada preta, na área dos grandes felinos.

Já no domingo (15), acontecem enriquecimentos cognitivo e sensorial com os macacos-prego, às 10h30, na alameda dos primatas, e nos recintos do leão e dos ursos-pardos, às 15h.

Eleito o bicho do mês para ações de educação ambiental, o lobo-guará do Parque, carinhosamente chamado de Logan, terá uma atenção especial da equipe de veterinários, biólogos e voluntários. Durante o fim de semana, os visitantes receberão informações sobre as características do animal, além dos cuidados que ele recebe no zoo. Basta procurar o recinto deste carnívoro que em vida livre possui um comportamento solitário e chega a percorrer 30 quilômetros em uma só noite, à procura de alimento.

Ressaltando a vocação do equipamento para as ações educativas, a equipe da Biotopia Educação Ambiental, parceira do Dois Irmãos, realiza atividades lúdicas como jogo da memória, quiz educativo e oficina de origami. Para Mirts Silva, bióloga do projeto, “em setembro, todas as atividades estão voltadas para o lobo-guará. As crianças irão aprender melhor sobre a importância ecológica da espécie, seus hábitos e em que regiões do país ela ocorre”, ressaltou. A tenda onde acontecem as atividades fica montada bem em frente ao recinto do lobo, das 9h às 16h, na alameda dos primatas.

Mundo dos Répteis – Outra atração do fim de semana é a exposição que traz curiosidades sobre 25 serpentes de 14 espécies, 2 lagartos e uma cobra-de-duas-cabeças. A exposição acontece no Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho do Parque de Dois Irmãos, no horário de 9h às 16h, em parceria com o Serpentário Mata Sul, localizado no município de Rio Formoso.

Além do passeio no zoológico, o Parque criado em 1998 abriga na sua área de 1.158 hectares uma diversidade de espécies florestais típicas do Bioma Mata Atlântica. De acordo com o seu plano de manejo, documento que norteia a gestão da unidade de conservação, foram catalogadas mais de 479 espécies de plantas, das quais a mamajuba, a sapucarana e o pau-brasil encontram-se na lista de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção/ICMBio.

Já com relação à fauna encontrada na área de Dois Irmãos, as pesquisas indicam a existência de 251 espécies de borboletas, 42 de anfíbios, 25 de répteis, 199 de aves e 53 de mamíferos (sendo 26 delas de morcegos).

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DE DOIS IRMÃOS

Serviço

Parque Estadual de Dois Irmãos – 14 e 15 de setembro, das 9h às 16h

Onde: Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife – PE.

Ingresso: Preço único de R$ 2,00 por pessoa – gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças até 1 metro de altura e pessoas com deficiência com seus acompanhantes.

Sábado (14 de setembro)

10h30h – Enriquecimento ambiental com as araras-vermelhas

Local: Setor das aves

15h – Enriquecimento ambiental com a onça-pintada preta

Local: Setor dos grandes felinos

Domingo (15 de setembro)

10h30h – Enriquecimento ambiental com os macacos-prego

Local: Alameda dos primatas

15h – Enriquecimento ambiental com o leão

Local: Recinto do leão

15h – Enriquecimento ambiental com os ursos-pardos

Local: Recinto dos ursos

Sábado e Domingo (14 e 15 de setembro)

9h às 16h – Bicho do mês: Lobo Guará – Atividade de educação ambiental. Oficina, pintura de rosto e jogos ambientais – Parceria do Parque com a Biotopia Educação Ambiental.

Local: Em frente ao recinto do animal, na alameda dos primatas.

9h às 16h – Exposição de ossos e esqueletos

Local: Prédio ao lado do Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho

9h às 16h – Exposição Mundo dos Répteis

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos (Centro de Educação Ambiental Vasconcelos

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »