Covid-19: Mais leitos no interior de Pernambuco

Covid-19: Mais leitos no interior de Pernambuco

Publicado em 18/06/2020 por Revista algomais às 16:57

O Sertão pernambucano passou a contar com novos leitos de terapia intensiva para o tratamento de pacientes da Covid-19. A novidade faz parte do processo de readequação do Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado no município de Serra Talhada, atendendo ao plano de contingência do Governo de Pernambuco. A unidade conta, desde a última terça-feira (16.06), com 10 leitos de UTI. Com isso, a região passa a oferecer leitos com maior capacidade de resolução para atender os casos mais graves da doença, ampliando o atendimento especializado na região. Os leitos ofertados no hospital estão sendo regulados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado.

“Desde o início da pandemia, temos um compromisso com a abertura de leitos para garantir a assistência aos pacientes com a Covid-19. Com este que já é o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história de Pernambuco, já abrimos 745 leitos de terapia intensiva e 946 de enfermaria à disposição, totalizando quase 1,7 mil leitos. Destes, 545 estão no interior do Estado. Foi graças a este grande esforço, aliado à contribuição dos pernambucanos que, quando puderam, ficaram em casa e adotaram um isolamento social rígido, que salvamos milhares de vidas e estamos conseguindo diminuir a curva de contágio da doença. Com esta mobilização de todos, também estamos vendo, dia a dia, uma diminuição na pressão sobre a rede de saúde. A ocupação média dos leitos dedicados à Covid-19, que já foi de 91%, hoje está abaixo de 60%. Além disso, no caso da terapia intensiva, que já teve lista com mais de 300 pacientes, hoje a taxa de ocupação dos leitos de UTI está oscilando entre 80 e 83% e com tendência de queda”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Já no Agreste, em Caruaru, desde o começo da semana, está em funcionamento o hospital de campanha para o tratamento de pacientes com a Covid-19. O serviço fica localizado em terreno anexo ao Hospital Mestre Vitalino (HMV). A estrutura já conta com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, ativos. A expectativa é que a unidade atinja, nas próximas semanas, um total de 100 novos leitos. O Hospital Mestre Vitalino ainda conta com outros 40 leitos de UTI e 30 de enfermaria.

Além da ampliação da oferta de leitos no Hospital Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e na estrutura do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, o Governo de Pernambuco ainda colocou em funcionamento, nesta semana, 10 leitos de enfermaria na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Garanhuns, outros 4 de UTI no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, e 40 novos leitos de enfermaria no Hospital Referência Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque). Com isso, já são 1.691 leitos dedicados à Covid-19 em todo o território pernambucano, sendo 745 de UTI.

(Da Secretaria Estadual de Saúde)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »