Criança toca Sino da Conquista para marcar o fim do tratamento contra o câncer

Criança toca Sino da Conquista para marcar o fim do tratamento contra o câncer

Publicado em 25/10/2019 por Revista algomais às 6:32
Foto: Divulgação

Nesta quinta (24), a partir das 9h, o Sino da Conquista volta a celebrar o fim do tratamento de uma criança com câncer. A iniciativa é Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE). Depois de longas sessões de quimioterapia e radioterapia, o paciente Allyson Adriel de 2 anos vai tocar o sino que, através das suas badaladas, vai poder estimular outras crianças. Médicos, enfermeiros, pacientes, acompanhantes e voluntários vão prestigiar o momento.

É por meio do equipamento, instalado no Centro de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, que os pacientes podem anunciar o fim do tratamento oncológico. O Sino da Conquista é inspirado em modelos internacionais e posto em prática pelo GAC-PE desde Julho deste ano. O objetivo é que os pacientes compartilhem o dos processos mais agressivos no tratamento do câncer. Além disso, comemorar as dificuldades vencidas.

Natural de Vitória de Santo Antão, o pequeno Allyson venceu um tumor no testículo e depois de se tratar durante 11 meses. A partir de agora vai ser acompanhado apenas por consultas eletivas e atendimento psicossocial. “O toque do sino significa para mim e para minha família uma etapa vencida. Apesar das dificuldades, agora é hora de recomeçar a vida, comemorar a cura”, conta Alexsandro Gomes, pai do paciente Allyson.

“Cada salva diz muita coisa para nós. Significa que estamos conseguindo humanizar o atendimento e ajudar essas crianças a entender que para além da doença devastadora que pode ser o câncer, elas podem recomeçar”, explica a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais.

Serviço – Criança toca Sino da Conquista para marcar o fim do tratamento contra o câncer

Quando: quinta 24/10, a partir das 9h.

Onde: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro).

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »