Dieta e atividade física podem reduzir o risco de câncer em até 40% dos casos

Dieta e atividade física podem reduzir o risco de câncer em até 40% dos casos

Publicado em 13/07/2018 por Revista algomais às 5:00

Estudo recente, publicado na ASCO, principal congresso de oncologia do mundo, revelou uma série de pesquisas inéditas e debates sobre as formas como especialistas de diferentes países podem transformar os principais avanços científicos e tecnológicos recentes em realidade para o tratamento dos pacientes.

No entanto, além de novas práticas terapêuticas, as apresentações abordaram também o impacto de hábitos comportamentais saudáveis para prevenir e combater a doença.

Um dos painéis debateu a importância de um bom estilo de vida na prevenção e na redução da recorrência do câncer. “Uma orientação divulgada no congresso da ASCO indicou que a combinação dieta e atividade física é capaz de evitar o aparecimento do câncer em até 40% dos casos. Ou seja, trata-se de uma medida preventiva extremamente eficaz que está ao alcance do paciente”, comenta a oncologista Silvia Fontan, da Oncoclínica Recife, unidade do Grupo Oncoclínicas.

A oncologista explica que a adoção desses hábitos no cotidiano beneficia também pacientes que já tiveram diagnóstico de câncer. “A rotina de comer bem e se exercitar regularmente pode diminuir a mortalidade em também 40% dos casos”, afirma Silvia, que destaca ainda outras duas recomendações indicadas no congresso: redução do consumo de álcool e uso do protetor solar.

“O álcool está associado ao aparecimento de pelo menos sete tipos de cânceres diferentes. Portanto, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas é muito importante”, explica. Com relação à proteção aos raios solares, a oncologista também faz um alerta. “É fundamental usar protetor solar e evitar sessões de bronzeamento artificial. Vale destacar que o melanoma é um câncer de pele grave, o segundo mais frequente em mulheres jovens com menos de 30 anos”, afirma.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »