Formação do profissional de saúde em debate no Cidades Algomais FPS

Formação do profissional de saúde em debate no Cidades Algomais FPS

Publicado em 08/04/2019 por Revista algomais às 14:51
“Evento debate as inovações e novas tecnologias usadas para a formação de profissionais de saúde”. O futurista Luiz Candreva (do HUB São Paulo) será um dos palestrantes do evento.

A “Educação do Futuro – Inovação e Tecnologia na Formação de Profissionais de Saúde” é o tema da edição 2019 do evento Cidades Algomais FPS, projeto realizado pela Algomais e CBN Recife em parceria com a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) que está marcado para o próximo dia 6 de maio, no Teatro RioMar, a partir das 18h30. A segunda edição do CAM FPS tem o objetivo de debater as novas formas e estratégias de ensino da saúde diante dos inúmeros avanços tecnológicos nas área da educação na saúde. O impacto dessas novas tecnologias no ensino e na prática do profissional de saúde também fará parte da pauta do evento. Inovação, metodologia, tecnologia e experiência são os pilares desta edição do CAM FPS, o qual se propõe a estimular a reflexão e fazer com que os participantes percebam a tecnologia como aliada do profissional de saúde.

É relevante recordar que, nos últimos 10 anos, mudanças significativas ocorreram nos hábitos das pessoas, seja para se comunicar ou para se locomover, por exemplo. Tudo provocado pela evolução tecnológica. O mesmo acontece na saúde, que passa a contar com a indispensável presença da tecnologia e da inovação em todos os níveis de procedimentos. E, nesse contexto, observa-se a necessidade de inserir o debate a respeito dos novos modelos de formação e de atuação dos profissionais de saúde em suas respectivas áreas, seja ela medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia. O acesso a novas tecnologias como as mídias imersivas – a exemplo da realidade virtual e da realidade aumentada – abre espaço para estratégias didáticas inovadoras, interativas, motivadoras e lúdicas.

“É importante discutir a formação dos profissionais de saúde, uma vez que, a partir dela, será moldado o tipo de especialistas que serão encaminhados ao mercado”, analisa Mariana de Melo, diretora de inovação da Algomais e coordenadora do Cidades Algomais. “O CAM FPS fará uma provocação sobre o futuro e discutirá como novas tecnologias e metodologias estão sendo aplicadas na formação de profissionais de saúde como, por exemplo, o uso de inteligência artificial e realidade virtual”, destaca.

Diretor acadêmico da FPS, Dr. Carlos Figueira reforça essa inquietação da instituição com o futuro da educação e da formação dos profissionais de saúde diante dos avanços tecnológicos. “Estamos buscando uma previsão um pouco mais clara de como será o futuro, por isso, estamos trazendo estudiosos para falar do que vem pela frente nas áreas da saúde e da educação”, frisa o gestor.

Esta edição do CAM FPS terá como palestrantes Romero Tori (USP), com o tema “Educação Imersiva”, assim como Luiz Candreva (HUB São Paulo), Brena Melo (FPS), Lília Porto (Futuro das Coisas), além de “pitchs” das startups Prol Educa e a vencedora da Startup Weekend Health Recife 2019. São especialistas renomados, que vêm compartilhar e discutir a formação de profissionais de saúde para o futuro.

O “CAM FPS – A Educação do Futuro” tem como público-alvo docentes e estudantes de todas as áreas de saúde, assim como profissionais de saúde e tecnologia aplicada à saúde. O evento é uma realização da Algomais e da CBN Recife. Conta com o patrocínio da FPS e o apoio da Rádio Globo, da Luck Viagens, dos Hotéis Pernambuco e do Shopping RioMar. As inscrições já podem ser realizadas no site www.cidadesalgomais.com. Outras informações pelo e-mail contato@algomais.com ou pelo telefone 81 3134.1729.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »