Fundaj lança campanha de arrecadação de materiais para limpeza de óleo

Fundaj lança campanha de arrecadação de materiais para limpeza de óleo

Publicado em 29/10/2019 por Revista algomais às 7:26
Em gesto solidário, instituição recebe donativos em quatro pontos de coleta

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança uma campanha de arrecadação de materiais para ajudar na limpeza do óleo que atinge o litoral do Nordeste. A instituição está recebendo doação de luvas de PVC, máscaras N95, botas de cano alto, camisas UV de manga comprida, água e sacos de lixo para serem levados aos voluntários que têm trabalhado diariamente nas praias de Pernambuco. Os pontos de coleta são os Cinemas da Fundação, em Casa Forte (Museu) e no Derby, a Fundaj Apipucos e o Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho.

“O desastre ambiental em curso, que envolve petróleo cru nas praias do litoral nordestino, é um assunto de grande importância regional e nacional. A Fundaj, além de pesquisas de impacto e de ações de mitigação, também abre as portas para receber equipamentos, com a finalidade de realizar a coleta desse óleo de forma mais segura”, disse o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Além do recolhimento de donativos, o Educativo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) realizará ações pedagógicas nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), como Janga, Barra de Jangada, Pau Amarelo, Casa Caiada, Piedade e Boa Viagem. A ideia das atividades foi da monitora Nathalia Sá, formada em Gestão Ambiental e educadora do Muhne.

“Vamos participar do processo de atuação das áreas atingidas pelo óleo, mas também da conscientização do manejo desse resíduo. Nós recebemos alunos de todos esses locais. Como Nathalia Sá é da área de gestão ambiental, temos respaldo acadêmico. A presença dessa educadora na equipe não é por acaso. Isso faz parte do processo educativo. É uma forma da instituição atuar diretamente nesse problema que envolve o nome do próprio museu, o ‘Homem do Nordeste’. É importante frisar o quanto é sensível cuidar desse aspecto e tratar sobre isso nas mediações”, destacou a coordenadora do Muhne, Edna Silva.

O Cinema do Museu, no campus Casa Forte, promoverá uma sessão especial no dia 3 de novembro (domingo) — filme “A Princesa e o Plebeu” —, às 10h30, para arrecadar donativos e colaborar no combate às manchas de óleo que invadem o litoral do Nordeste. A entrada será q doação de um dos itens que estão sendo arrecadados. “Abraçamos campanhas solidárias que visam melhorar situações de risco”, ressaltou a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache.

CONFIRA A LISTA DE PONTOS DE ARRECADAÇÃO

Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Derby
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Casa Forte (Museu)
Fundação Joaquim Nabuco/Apipucos
Engenho Massangana/Cabo de Santo Agostinho

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »