GAC-PE inaugura “Sino da Conquista”

GAC-PE inaugura “Sino da Conquista”

Publicado em 12/07/2019 por Revista algomais às 6:48
Foto: Divulgação

Para encorajar crianças e jovens a enfrentar o câncer, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) conta a partir desta quinta (11/07), com o Sino da Conquista. É através do equipamento, instalado no Centro de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, que os pacientes poderão anunciar o fim do tratamento quimioterápico ou radioterápico. Com a iniciativa, os pacientes vão poder estimular uns aos outros com o som dos toques do sino.

O Sino da Conquista, inspirado em modelos internacionais, é inédito em Pernambuco. O objetivo é que os pacientes compartilhem o dos processos mais agressivos no tratamento do câncer. Além disso, comemorar as dificuldades vencidas.

Para a inauguração, a paciente Júlia Beatriz (7), diagnosticada com câncer na cabeça, agora livre dos efeitos agressivos provocados pela quimioterapia e radioterapia, tocou o sino. A partir de agora, ela será acompanhada apenas por consultas eletivas. “Sempre fui muito bem acolhida por todos aqui, mas estou muito feliz de estar cada vez mais próxima da cura, sem a quimioterapia”, conta Júlia.

Após avaliação, os próximos pacientes que receberam alta vão poder badalar o sino para celebrar. “Precisamos sempre destacar, que, apesar dos desafios e dos obstáculos, o câncer tem cura. O fim das sessões de quimioterapia e radioterapia é um passo importante. A vitória alcançada é um mérito da equipe médica, da família dos pacientes, mas, sobretudo, da força de vontade de vencer”, frisa a presidente do GAC-PE, Vera Morais.

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) foi criado há 22 anos e dá assistência a cerca de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em internamento. Além das ações com foco na assistência social, o grupo desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »