Neste período de calor intenso, cuidar dos olhos é essencial

Neste período de calor intenso, cuidar dos olhos é essencial

Publicado em 10/03/2020 por Revista algomais às 6:00

Praia, sol, umidade, calor. O verão é a estação do ano que reúne férias, diversão e também cuidados, pois a época é propícia para diversos tipos de doenças, entre elas, a conjuntivite, que é a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o interior das pálpebras e a parte da frente do globo ocular. Geralmente, a doença acomete os dois olhos, dura entre uma semana a 15 dias e costuma não deixar sequelas.

A conjuntivite pode ser viral ou bacteriana, sendo as virais mais frequentes em caso de epidemias. A contaminação do olho geralmente ocorre por contato com mãos infectadas, compartilhamento de toalhas de rosto e cosméticos, além do uso prolongado de lentes de contato.

O oftalmologista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, José de Barros, alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o período: lavar bem as mãos antes e depois do contato com os olhos, não abrir os olhos embaixo da água e utilizar óculos de mergulho. Em caso de suspeita ou confirmação, é importante não usar lentes de contato. O oftalmologista recomenda que a qualquer sinal da doença, um profissional especializado deve ser consultado imediatamente.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »