Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino da UFPE recebe carta patente da molécula GQ-16

Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino da UFPE recebe carta patente da molécula GQ-16

Publicado em 16/05/2018 por Revista algomais às 6:57

O Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG) da UFPE recebeu recentemente, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a carta patente da molécula GQ-16, com vigência até 2028. O composto mostrou-se eficaz para o tratamento da diabetes, e estudos em andamento no Brasil e no exterior evidenciam sua importância para o tratamento de outras doenças de alta incidência.

Este produto está sendo comercializado mundialmente por 20 empresas nos Estados Unidos, Europa, China e Japão para fins de pesquisa. No mês de junho, o Nupit-SG/UFPE receberá a visita de executivos da Coreia do Sul. Na ocasião, será discutida a inserção do GQ-16 em novos mercados. O grupo da UFPE também possui outras cooperações com empresas e centros de pesquisa sul-coreanos.

O núcleo tem como eixo principal a busca de moléculas bioativas, tanto de fontes naturais quanto de produtos sintéticos, para o tratamento de doenças autoimunes e câncer. No âmbito da pesquisa translacional o grupo dialoga com as pesquisas clínica e pré-clinica e as pesquisas-ação de cunho social. Os professores líderes do núcleo são: Moacyr Jesus Barreto de Melo Rêgo (Departamento de Bioquímica) e Ivan da Rocha Pitta (Departamento de Antibióticos).

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »