Ernest, o bistrô dos cafés e empadas especiais

Ernest, o bistrô dos cafés e empadas especiais

Publicado em 30/08/2019 por Revista algomais às 13:02

Há alguns anos Neide Wink trabalhava como gestora em uma concessionária. Com a crise econômica veio o desemprego e novos desafios. Uma irmã sugeriu: por que você não faz empadas? Mesmo sem habilidades profissionais de cozinha naquela época, ela começou a testar. Mão na massa literalmente e após alguns meses, Neide e a filha Ane Wink empreenderam investindo uma food bike, a Empabike. Com um pouco mais de um ano passou a servir café, acompanhando as suas já procuradas empadas em um food park. A boa combinação e o crescimento das cafeterias no Recife levou mãe e filha ao novo negócio em ascensão: as casas de cafés especiais. Elas assumiram em 2018 o Ernest Café, no bairro do Espinheiro, que estava fechado há alguns uns meses. Com a reconquista da antiga clientela e muita criatividade das novas donas, o local voltou a cair no gosto do público da Zona Norte.

Hoje tanto Ane como Neide são baristas e preparam os cafés especiais em diferentes métodos na casa. O Ernest traz diferentes grãos de café especial a cada mês. No dia da nossa visita, a casa tinha grãos catuaí vermelho e o catuaí amarelo, um do Espírito Santo e o outro de Minas Gerais. O empreendimento é membro da Associação dos Empresários do Café de Especialidade de Pernambuco (Ascape) e participa do evento Recife Coffee desde 2018.

O cardápio traz bolos, quirches, sanduíches e, o carro chefe da casa, as empadas. Neide conta que 90% produtos da casa são de produção própria. A empada mais pedida do público frequentador é a de queijo do reino. Mas, entre outros sabores mais pedidos, Neide destaca uma: “Temos uma exclusividade que é a empada de carne de panela, com molho barbecue e geleia de cebola caramelizada”. Conectada a sua especialidade, em julho a casa promoveu o primeiro Festival de Empadas. Para o segundo semestre, a segunda edição do evento está sendo preparada.
.

Neide Wink e as procuradas empadas do Ernest Café.

.
Além dos cafés, doces e salgados, há seis meses a casa virou também um bistrô, oferecendo novas opções de refeição. Os crepes, inhoques, saladas e omeletes entraram no cardápio do Ernest, que passou a receber um público maior também para almoço no espaço. “Buscamos sempre inovar para não ficar na mesmice. Estamos sempre incluindo novas comidinhas no cardápio”, conta Neide.

Além da segunda edição do Festival de Empadas, o Ernest Café e Bistrô está com outras novidades. No final do ano, Ane promete que o espaço voltará a oferecer oficinas de preparo de cafés para os clientes. “Há um público que quer aprender os métodos para fazer seu próprio café especial e procura por essa formação”, conta. O espaço já vende o café e os utensílios para o preparo de diferentes métodos em casa.
.

Ane irá oferecer neste ano novas oficinas de preparo de cafés especiais.

.
Outro serviço que passa a ser ofertado pelo Ernest é um sistema de delivery próprio para os bairros mais próximos. Hoje, o empreendimento já vende seus produtos também pelos principais aplicativos de pedidos de refeições.

Serviço
Ernest Café e Bistrô
R. do Espinheiro, 280 – Espinheiro, Recife
Segunda a sexta de 10h às 19h
Sábado de 10h às 15h
Domingo de 15h às 19h
.

*Por Rafael Dantas, repórter da Algomais (rafael@algomais.com)

.

VEJA TAMBÉM


Café Mais Prosa: Um café familiar na Zona Norte

.


Na Venda, tradicional café das Graças inova no cardápio

.


Leiva: um café artesanal e uma inspiração familiar

.


Lalá, o café afetivo do bairro das Graças

.


Cordel, o novo recanto dos cafés especiais no Parnamirim

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »