Influencers
Alessandro Carneiro

Influencers

Publicado em 16/03/2020 por Revista algomais às 18:41

O Calendário de 1964 coincide exatamente com o calendário de 2020. A data de hoje cai no mesmo dia do ano de 1964. Naquele ano os Beatles conquistavam os Estados Unidos em sua primeira excursão na América. Foi um divisor de águas na trajetória dos FAB4. Era 7 de fevereiro. Ficou conhecido como a “invasão aos EUA”.

O ano de 1964 marcou o início do governo militar aqui no Brasil. Até então a contabilidade aqui caminhava sob a influência da academia italiana. Capitaneado pelo professor José da Costa Boucinhas, foi introduzido um novo método de ensino contábil, seguindo a linha norte-americana, devido à presença de algumas empresas de auditorias que acompanhavam as multinacionais anglo-americanas aqui no País, em especial as da indústria automobilística, trazidas durante o governo Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961. Entre as fábricas, dessa época, estavam a Ford, Volkswagen, GM, entre outras.

Meet the Beatles (jan, 1964) foi o primeiro álbum lançado nos EUA, tendo I want to hold your hand como faixa um do lado A. Começava a beatlemania. A América recebia a influência do maior fenômeno musical pós Elvis Presley. Que tamanho os Beatles teriam diante do rei? A resposta veio em 9 de fevereiro de 1964 quando os Beatles se apresentaram no The Ed Sullivan Show para uma audiência de 75 milhões de americanos.

Aqui no Brasil é lançado o livro Contabilidade Introdutória, publicado em 1971 por um grupo de professores da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (FEA-USP), como consequência da influência americana, uma obra que passou a ser adotada pela maioria das faculdades de contabilidade do Brasil. Antes, em 1966, surgia a Escola de Correção Monetária, com a publicação da tese de doutorado de um dos autores do livro, professor Sérgio de Iudícibus, sendo essa obra, uma das primeiras contribuições da contabilidade nacional à contabilidade mundial, devido ao grande processo inflacionário vivido aqui.

Os anos 20 (2020-30) serão a década dos influenciadores digitais (digital Influencer, como são conhecidos). Influência é algo que só tem êxito se absorvido pelo receptor, aquilo que você escreve ou fala e que dá audiência. Em 1964 os Beatles influenciaram a América (e depois o resto do mundo). Naquela época o Brasil era os “Beatles da contabilidade” quando o assunto era correção monetária. Espero que as influências que possamos sofrer sejam das boas práticas tributárias aplicadas nos EUA e que, na contabilidade, possamos ser exemplo em algo melhor do que teses de doutorado em inflação e correção monetária. Que esses dois anos só sejam iguais no calendário.

*Por Alessandro Carneiro é contador e fã dos Beatles

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »