Aliança Francesa recebe a Mostra Cinema e Direitos Humanos
Cinema e conversa
Wanderley Andrade

Aliança Francesa recebe a Mostra Cinema e Direitos Humanos

Publicado em 18/05/2017 por Revista algomais às 9:13
Divulgação

Trazendo como proposta a consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos através da linguagem cinematográfica, chegou à Aliança Francesa Recife a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. O evento, que começou na terça (16), é realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e tem produção do Instituto Cultura em Movimento (ICEM). Os filmes serão distribuídos em quatro mostras: Panorama, Temática, Homenagem e Mostrinha.

A mostra Panorâmica contará com curtas e longas-metragens que tratam de temas como discriminação racial, representatividade, direitos da população indígena e saúde mental. Destaque para o curta “Lápis cor De Pele”, de Victória Roque, que traz como proposta a discussão sobre o racismo presente na mídia representado pela falta de crianças negras nos meios de comunicação. Outro que chama a atenção é o curta “Índios no Poder”, de Rodrigo Arajeju, que questiona a falta de representantes indígenas no Congresso Nacional.

A mostra Temática exibirá filmes que falam sobre a questão de gênero. Ao todo, serão sete filmes, entre eles, “Meu Nome é Jacque”, de Angela Zoé. O documentário conta a história de Jaqueline Cortês, uma transexual brasileira que teve a vida marcada por lutas e que se tornou representante do governo brasileiro na ONU.

Na mostra Homenagem, a homenageada deste ano será a diretora paulista Laís Bodansky. Serão exibidos cinco filmes de sua filmografia. Destaque para o longa de ficção “As Melhores Coisas do Mundo”, fruto de longas entrevistas com adolescentes de sete colégios de São Paulo. O filme é inspirado na série de livros “Cidadão-aprendiz”, escrita por Gilberto Dimenstein e Heloisa Pietro.

A novidade desta edição é a Mostrinha, com filmes voltados para o público infanto-juvenil. A Maurício de Souza Produções marcará presença no evento, com quatro curtas da Turma da Mônica. Além das animações, a mostra contará também com o documentário “Meninos e Reis”, de Gabriela Romeo. Ele fala sobre a participação de crianças no reisado, festa popular do Cariri cearense.

Mais informações: http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2015/
Fanpage: https://www.facebook.com/mostradecinemaedireitoshumanosnomundopernambuco/

wanderley

Wanderley Andrade é jornalista e crítico de cinema

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »