Astro de Bollywood é destaque na Netflix (Por Wanderley Andrade)
Wanderley Andrade

Astro de Bollywood é destaque na Netflix (Por Wanderley Andrade)

Publicado em 17/08/2017 por Wanderley Andrade às 6:00
Ator indiano Shah Rukh Khan

Você é daquelas pessoas que costumam assistir apenas a filmes americanos e aos produzidos no Brasil? Pois bem, o serviço de streaming, Netflix, mostra ser um bom canal de contato com longas que dificilmente chegarão aos cinemas brasileiros, produzidos em países como Argentina, Colômbia, China, Turquia e Índia. E é sobre a índia e sua Bollywood de filmes coloridos e dançantes que falo desta vez. Mais especificamente sobre seu grande astro: Shah Rukh Khan, conhecido na Índia como o Rei de Bollywood.

Shah Rukh Khan começou a carreira na década de 80 atuando em séries de TV. Chegou aos cinemas apenas aos 27 anos, com o romance musical (não poderia ser diferente) Deewana. Desde então, ora como ator, ora como produtor, participou de quase 100 filmes. Khan é considerado o melhor ator indiano de todos os tempos. Em 2005, recebeu do governo da índia o prêmio Padma Shri, por tudo o que fez pelo cinema do país.

Para aqueles que desejam conhecer o trabalho de Shah Rukh Khan, a Netflix disponibiliza em seu catálogo alguns filmes recentes do ator. Compartilho agora com vocês minhas impressões sobre duas dessas produções.

Dilwale (2015)

4b7afb96afbc360bc67c8e361705c141--hindi-movies-online-indian-moviesDilwale é um misto de Romeu e Julieta com Velozes e Furiosos. Cenas românticas, incríveis perseguições automobilísticas e muita pancadaria. O pacote também inclui as clássicas cenas musicais típicas dos filmes indianos. Na trama, Raj (Shah Rukh Khan) e Meera (Kajol) estão apaixonados, mas a rivalidade entre suas famílias, clãs de gangues rivais, provoca o fim do romance. Anos depois, o reencontro acontece. Estarão preparados para recomeçar a relação?
À primeira vista, a história mais parece trama de novela mexicana. Mas Dilwale vai além. Chama a atenção o bom trabalho de fotografia, principalmente nas cenas musicais. Destaque para as belas imagens na sequência da canção “Gerua”, interpretada pelo casal de protagonistas.
O elenco não compromete, apesar de algumas atuações caricatas, como a do ator Boman Irani, que interpreta o vilão King.
Dilwale é uma boa opção de entretenimento, basta apenas não levá-lo tão a sério.

Raees (2017)

d59dd52b437f144a75fada620436e2df

Este é o trabalho mais recente de Shah Rukh Khan. Desta vez, encarna o famoso contrabandista de bebidas, Raees. O filme narra a ascensão e queda do Império construído por ele em Gujarat, estado do leste da Índia, lugar onde impera a Lei Seca.
Através de uma narrativa linear, conhecemos o personagem ainda criança, época em que, devido a um problema de visão, passa a usar óculos. Desde então, carrega nos ombros a alcunha de “quatro olhos”, apelido que levará por muitos anos. Já adulto e chefe do comércio de bebidas, torna-se conhecido por sua inteligência e astúcia em despistar a polícia local.
É quando entra na história o policial Majmudar, interpretado pelo excelente Nawazuddin Siddiqui. Prender Raees se torna sua obsessão. O embate entre Majmudar e Raees passa a ditar o ritmo da trama, conduzindo a um desfecho bem ruim. Nawazuddin participou recentemente do filme Lion, um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano.
E como não poderia ser diferente em um filme indiano, neste também não faltou bons números musicais. Destaco as contagiantes canções “Udi Udi Jaye” e “Dhingana”.

 

Outros filmes com Shah Rukh Khan disponíveis na Netflix:

Happy New Year (2014)

Dear Zindagi

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »