“Até a metade do ano, o Estado deve retomar autonomia de Suape”
Rafael Dantas

“Até a metade do ano, o Estado deve retomar autonomia de Suape”

Publicado em 08/01/2020 por Revista algomais às 18:39
Bruno Schwambach falou sobre as expectativas em relação ao Porto de Suape em 2020.

Em conversa com jornalistas nessa quarta (8), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, afirmou que “até a metade do ano, o Estado deve retomar a autonomia de Suape”. Ele explicou que o fim da federalização da gestão do porto ainda não aconteceu porque há uma série de critérios a serem cumpridos. “Em 2019 vencemos praticamente todos. Agora é mais uma questão de cumprir alguns ritos, entregar estudos”.

Apesar dessa mudança, que é positiva para que o principal porto pernambucano ganhe agilidade, Schwambach afirmou haver um entendimento com a Secretaria dos Portos de que o processo de licitação do Tecon II deverá ficar a cargo do ente federal.  “Se tivesse de voltar para nós, teríamos de recomeçar do zero. Não queremos que haja descontinuidade”, justificou o secretário.

Schwambach acredita que a licitação do Tecon II também possa acontecer em 2020. “Ter dois terminais de contêineres irá criar uma maior competitividade”. Há também uma renegociação em andamento do contrato do Tecon I. O atual prevê uma dobra de tarifas. Uma medida que não é bem vista nem pelos gestores do Tecon I, nem pelo Governo de Pernambuco e que deverá ser repactuada junto à Secretaria dos Portos.

Na conversa com a imprensa, o secretário tratou sobre diversos temas relacionados à pasta que trataremos nos próximos dias.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »