Marcas de olho no universo dos games
Breno Carvalho

Marcas de olho no universo dos games

Publicado em 22/10/2020 por Breno Carvalho às 18:01

Sempre ouvi uns caboclos falarem que jogo é coisa para a criança, para menino pequeno, que é só brincadeira, pois ‘minha veia’, ‘meu véi’, isso é conversa para ‘boi dormir’. Para você ter noção que o negócio é sério, nos anos 1990, duas marcas travaram uma batalha da ‘gota serena’, parecia a briga de Davi e Golias, falo das desenvolvedoras Nintendo e a Sega que na época se digladiaram para ser aquela que estaria no ‘top of mind’, eita expressão ‘danada’, traduzindo, qual delas estaria na mente dos jogadores como melhor marca de jogo.

Menino, menina, não tivemos uma versão do Mortal Kombat entre Mario e Sonic, mas a estratégia de marketing do Espinhoso Azulado (Sonic) ‘deu um caldo’ no famoso encanador (Mario Bros), que a Nintendo teve que rever seus conceitos. Se você quiser conferir a história desse ‘fight emblemático’, leia ‘A Guerra dos Consoles’, de Blake J. Harris. Mas também, você pode assistir ao episódio 4 (É guerra!) da série GLDK (High Score em inglês) da Netflix, que mostra os bastidores e um resumo de como foi essa ‘peleja’!

 

Mas, voltando ao nosso assunto, outras marcas que não produziam efetivamente jogos ou equipamentos para esse tipo de entretenimento, há uns 10 anos, tem ficado de ‘butuca’ no mercado de jogos, que já sabemos, rende dinheiro que só a ‘murrinha’.

A cada ano as marcas tentam estratégias para se comunicar com o público, mas num mundo onde ninguém fica assistindo propaganda, a garotada vive no YouTube, né, nem  sabe o que é TV aberta, ‘num é!’. Fica difícil usar os meios ‘tradicionais’, apenas banners e anúncios estáticos ou conteúdo audiovisual para chamar a atenção dessa galera, e até dos ‘marmanjos’. Então muitas marcas têm adotado estratégias de comunicação que promovam interação, literalmente, e assim estabelecer uma conexão, ‘um dedo de prosa’ com seu público-alvo. E qual mídia é melhor para fazer isso, senão os games? Pois ‘repare’ nos exemplos que vou te mostrar.

Para começar, estamos vivenciando uma corrida de marcas que criaram canais de  degustação e compra de jogos dos mais variados tipos e gêneros e que você pode jogar diretamente na sua televisão, sem a necessidade de investir uma grana da ‘gota serena’ para comprar a nova geração dos consoles da Playstation, Xbox, o Nintendo Switch ou mesmo um PC Gamer. Temos como exemplos a Apple, com a Apple Arcade, a Google com Stadia, e a Amazon com o Prime Gaming, todas elas apostando na diversidade de jogos da atualidade e exclusivos de cada uma, permitindo às pessoas poderem jogar a qualquer hora e lugar, só precisando de um controle (algumas já produzindo isso) e estar com a assinatura em dia.

Mas para você ter ideia, desde 2007, a empresa de telecomunicações TIM, na Itália, criou o TIMGames, um serviço bem parecido com os apresentados acima, incluindo games, o aparelho e o controle para jogar, tu acredita?!! É entrar numa loja para ver seu aparelho de celular e sair com o pacote de internet, TV e ir jogando Cyberpunk 2077!! As coisas estão mudando demais, que bom para nós!!!

Plataforma da TIMGames na Itália

 

Não é só marcas da área de telecomunicações e software que estão nesse páreo, a empresa Mercedes-Benz tem investido nos games. A gigante automobilística anunciou seu primeiro torneio intitulado Mercedes-Benz Challenge que abriu as inscrições em setembro deste ano para uma competição de eSport com a ‘pegada’ de corrida, bem estilo Need for Speed e Gran Turismo. Será disputado dentro da plataforma iRacing, em oito etapas, numa infinidade de pistas emblemáticas, como Interlagos, Monza, Nurburgring, Silverstone, Spa-Francorchamps, Brands Hatchs e Le Mans. A competição online irá ocorrer entre novembro e dezembro deste ano. Dá uma olhada no site: www.e-mbchallenge.com.br.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por e-Mercedes-Benz Challenge (@embchallenge) em

Nessa pegada de eSport, uma empresa vem investindo pesado na associação de sua marca com universo dos jogos, falo da Vivo, companhia de telecomunicações que em 2014 criou e vem patrocinando o Clube Vivo Keyd, um dos QG mais importantes no cenário sul-americano dos esportes eletrônicos. Além de patrocinar algumas equipes, atua na formação de jogadores para os campeonatos nacionais e internacionais.

 

 
A ‘danada’ Vivo renovou contrato com seu clube até 2022 em um momento em que muitas marcas não têm patrocinado eventos em todo o País, tais vendo?! Imagine seu filho ou filha nadando no ‘dindin’ porque é um dos melhores jogadores do mundo, tu já pensou nisso?!.

Outro exemplo dessa Jornada das Marcas Mundo dos Jogos é a Hot Wheels, aquela empresa dos carrinhos de miniatura, tais ligado? Não é que a empresa está de frente em um jogo de batalha de tanques de guerra (World of Tanks), mundo 3D em que você tem que ganhar dos seus adversários, correndo o mais rápido com seu tanque e bombardeando os inimigos enlouquecidamente, é muita doideira?!!!. Tudo isso para manter uma conexão, um ‘dedo de prosa’ com seu público. O jogo existe desde 2009, tem cerca de 110 milhões de fãs e você pode jogar, gratuitamente a versão 2020 com novos mapas e desafios.

Marca Hot Wheels investe em skins e baús premiados no game

 
Uma marca que não produz nada de jogo, nem console, nem é de tecnologia, estou falando da Fanta, meu velho, minha velha, aquele refrigerante. No ano passado, a Fanta investiu numa estratégia de inserir sua marca no gênero Battle Royale, pegando a onda do sucesso do Fortnite. A Fanta criou um mapa exclusivo para interações com os jogadores. A estratégia deu tão certo –  como ela diz,  Lanchou! –  que a empreitada está na sua segunda versão que começou no dia 11 deste mês.

Mapa Lanchou da marca de refrigerante no game Fortnite

 
Os jogadores podem acessar o mapa ‘Lanchou!’ e participar de desafios, aventuras, puzzles e muito mais. Para jogar no mapa da Fanta, você deve entrar no modo Criativo de fortnite e digitar código (5323-9639-3196) em um dos portais. Vai lá conferir com sua turma! A doideira dessa semana é colher a maior quantidade de moedas, sair do labirinto e encontrar um danado de um bacon!. É viagem demais, kkk.

Se você gosta de moda, a Ubisoft em parceria com a Reebook irá lançar em novembro uma linha inspirada no jogo ‘Assassin’s Creed Valhalla’ com três estilos de design, incluindo detalhes viking e o símbolo do jogo gravado no tênis. As marcas estão ‘viradas’, meu ‘vei’, minha ‘veia’!!

Pois é meu filho, minha filha, se você ainda tá pensando que esse negócio de jogo é para gente ‘miúda’, ‘abra os oi’, porque as marcas já viram que é a brincadeira que rende muita grana e um excelente canal para marcar presença e manter-se relevante com o público.

Se ligue que neste sábado, dia 24, às 14 horas, vai ter o evento Game for Business promovido pelo Sebrae-PR, para debater e apresentar umas ‘paradas’ sobre game e o mundo dos negócios, o Cabra Nerd vai estar lá!

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »