Conferência: Sahashi destacou aliança entre Japão e EUA
Iperid

Conferência: Sahashi destacou aliança entre Japão e EUA

Publicado em 16/03/2020 por Revista algomais às 17:46

O professor doutor da Universidade de Tóquio Ryo Sahashi palestrou neste final de semana na Conferência Internacional promovida pelos consulados do Japão, de Malta e da Eslovênia e o Iperid no Recife. Especialista em relações internacionais, o convidado especial palestrou sobre “As relações internacionais do Japão: dilemas de segurança, temas estratégicos e perspectiva”.

Na palestra, o professor tratou sobre a triangulação Estados Unidos, China e Japão. “Nesse aspecto as relações entre os três é de manutenção de equilíbrio da segurança regional no sudeste asiático”, destacou o vice-presidente do Iperid, Thales Castro.

De acordo com Thales, o convidado especial ressaltou também a importância da aliança entre japoneses e americanos. “É uma aliança para contrabalancear o poderio da China naquela região. A China ainda é a segunda maior economia do mundo e tem forças armadas de maneira bastante expressiva. O objetivo dessa relação é estabelecer um regime de manutenção das normas internacionais com equilíbrio de poder naquela área. Por isso, a relação com os Estados Unidos é considerada prioritária pelos japoneses”.

Segundo Thales, a palestra destacou também que a aliança interessa ao Brasil, como referência na América do Sul. “Para o Brasil é importante estreitar as relações com o Japão, abrir a sua economia, mesmo em tempo de calamidade e saúde pública, para que se aprofunde a relação triangulada entre Brasil, Estados Unidos e Japão na América Latina”.

Corpo consular de Pernambuco e representantes da UniFBV com o palestrante japonês.
Corpo consular de Pernambuco e representantes da UniFBV com o palestrante japonês, Ryo Sahashi .
Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »