Detalhes sobre a agenda de Todd Chapman em Pernambuco
Iperid

Detalhes sobre a agenda de Todd Chapman em Pernambuco

Publicado em 24/09/2020 por Revista algomais às 14:37

Nesta semana o Recife recebeu o novo embaixador dos EUA em Brasília, Todd Chapman. Nessa passagem pela capital pernambucana, ele teve uma reunião de trabalho com jornalistas e analíticos políticos. O cônsul de Malta e vice-presidente do Iperid, Thales Castro, participou desse encontro e relatou os objetivos do diplomata americano no Estado.

“A visita do embaixador Todd Chapman, que foi nomeado pelo presidente Donald Trump e apresentou as credenciais em março deste ano no Brasil, teve alguns objetivos. Primeiro foi para apresentar a nova cônsul geral no Recife, Jessica Simon. Segundo foi de apresentar as potencialidades de negócios e de cooperação do Nordeste do Brasil com os Estados Unidos. E também enfatizar os vastos campos de oportunidade que existem nesse momento atual entre a região e os Estados Unidos. Ele falou muito, inclusive, da cooperação existente no campo do combate à Covid-19, como um lastro da relação antiga entre o Brasil e os Estados Unidos”, afirmou Castro.

O vice-presidente do Iperid destacou ainda duas expressões do embaixador americano que chamaram atenção. A primeira é de que “O Brasil e os Estados Unidos vivem um momento de ouro”. A segunda expressão em destaque é de que “Os Estados Unidos enxergam no Brasil é um aliado natural para uma redefinição de papéis no cenário internacional”. Thales aponta que o discurso enfatizou a dicotomia entre a democracia e o autoritarismo.

A defesa da tecnologia 5G de forma democrática e transparente é outro pilar no discurso e na atuação do diplomata no Brasil. “Todd Chapman falou que para os Estados Unidos e seus aliados, o 5G não deve ser interpretado apenas como um elemento tecnológico e um ativo econômico, mas sobretudo como um elemento de segurança nacional”.

Visita do Embaixador e da Consul dos Estados Unidos, Todd Chapman Jessica Simon, ao Governador de Pernamuco, Paulo Câmara. Foto: Heudes Regis/SEI

Em Pernambuco, Chapman conheceu o Porto de Suape e visitou o Governador Paulo Câmara. No Palácio do Campo das Princesas, foram discutidas possibilidades de cooperação no cenário pós-pandemia do novo coronavírus. Câmara destacou as potencialidades de Pernambuco nas áreas dos polos automotivo, de confecções, informática e fruticultura irrigada. Todd Chapman falou sobre a possibilidade de expansão de cooperação na área de Educação, com o programa de intercâmbio Ganhe o Mundo.

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife foi estabelecido em 1815, sendo o posto de representação diplomática americano mais antigo no Brasil, com 205 anos.

LEIA TAMBÉM

Iperid e as novas fronteiras para a diplomacia

Iperid apoia Manifesto pelo Fortalecimento Diplomático em PE

Rainier Michael: “Somos mais consumidores do que exportadores”

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »