8 colégios do Recife antigamente
Rafael Dantas

8 colégios do Recife antigamente

Publicado em 10/11/2017 por Revista algomais às 15:00

Está no Recife a mais antiga escola em funcionamento do Brasil, o Ginásio Pernambucano, fundado em 1825. Outras instituições de ensino históricas têm sede na cidade, como o Liceu de Artes e Ofícios e o Colégio da Sagrada Família, de Casa Forte. Listamos hoje imagens de 8 colégios e escolas do Recife de antigamente. A maioria das fotos são do acervo da Fundaj.

1. Liceu de Artes e Ofícios
Inaugurado em 21 de novembro de 1880, o Liceu está localizado na Praça da República, vizinho ao Teatro Santa Isabel. O prédio é um projeto do engenheiro pernambucano José Tibúrcio Pereira de Magalhães, que projetou também a Alepe.

2. Colégio Marista do Recife
O colégio, localizado na Avenida Conde da Boa Vista, fechou as portas em 2002. A escola foi fundada em 1924. No seu lugar foi construída uma loja do atacado.

3. Escola Normal Oficial de Pernambuco

4. Colégio Nóbrega
Fundado em 1917, o colégio católico fechou as portas em 2006. Foto: site da Unicap

5. Colégio Sagrada Família, em Casa Forte
De acordo com Lucia Gaspar, da Fundaj, “Em 1907, o imóvel foi adquirido pelas irmãs francesas da Congregação da Sagrada Família que, após uma grande reforma, ali instalaram um colégio para moças em 1911”.

6. Escola Manoel Borba

7. Ginásio Pernambucano
Segundo Lucia Gaspar, da Fundaj, esse foi um dos mais famosos colégios de Pernambuco. Em 1859 recebeu uma visita do imperador Dom Pedro II.

8. Escola João Barbalho
Nas imagens abaixo o laboratório de antropometria e as aulas de bordado.

Se você tem alguma imagem antiga do colégio onde estudou, nos envie a foto, pretendemos fazer outras postagens com escolas antigas: rafael@algomais.com

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »