Filme homenageia o cineasta Federico Fellini
Wanderley Andrade

Filme homenageia o cineasta Federico Fellini

Publicado em 06/12/2017 por Wanderley Andrade às 8:22

Federico Fellini costumava fazer dos sonhos e da fantasia figuras recorrentes em seus filmes. Tão poético quanto as produções dirigidas pelo cineasta italiano, o longa Em Busca de Fellini surge como uma doce e singela homenagem a um dos principais nomes do cinema mundial.
Dirigido pelo sul-africano Taron Lexton, o filme não faz da homenagem a Fellini um pretexto para existir: tem vida própria, apresentando personagens bem construídos, a começar pela protagonista. Lucy (Ksenia Solo), apesar dos seus 20 anos, tem a inocência de uma adolescente, fruto de uma infância marcada pela sombra superprotetora da mãe, Claire, interpretada pela excelente Maria Bello. Ao descobrir que está com câncer em estágio bem avançado, Claire entende que chegou a hora de abrir as portas do mundo para a filha.

As atrizes Ksenia Solo e Maria Bello.

A história ganha fôlego a partir do momento em que Lucy sai para uma entrevista de emprego. O sentimento de frustação, após descobrir que não era o trabalho que esperava, dá lugar ao início de uma paixão: o cinema de Fellini. Ao participar de um festival em homenagem ao cineasta, ela fica encantada com seus filmes e com a beleza de personagens como a doce Gelsomina de A Estrada da Vida. É quando decide, então, ir à Itália conhecer o diretor.
A procura por Fellini leva Lucy a belas cidades italianas, como Veneza e Roma. É de beleza ímpar a cena em que a protagonista é guiada para dentro do Coliseu por seu par romântico, interpretado pelo ator italiano Enrico Oetiker.

A cidade de Veneza é destaque no longa.

Fellini está presente no filme não apenas quando suas obras são citadas ou trechos delas são exibidos. Ele está na trilha sonora quando numa cena triste é tocada a música tema de A Estrada da Vida. Também no figurino, mais especificamente na roupa usada por Lucy em sua viagem para a Itália. Roupa inspirada no conhecido traje da personagem Gelsomina, também de A Estrada da Vida.
O filme bebe de outras fontes, entre elas, o clássico Alice no País das Maravilhas. A obra surge em meio às histórias que costumavam ser lidas por Claire para a filha ainda criança. Trechos do livro também são reinvocados como relances de um sonho no momento em que Lucy é perseguida por um estranho dentro de um labirinto em Veneza.
Em Busca de Fellini é belo e marcante de jeito próprio, bem longe, é verdade, da genialidade do cinema felliniano. Se genial ou não, é boa opção para os já familiarizados com a obra de Fellini como também para quem nunca viu algum de seus filmes.

Estreia: 07 de dezembro

Local: Moviemax Rosa e Silva.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »