Gente & Negócios: Lançamentos e expansões na agenda da semana
Rafael Dantas

Gente & Negócios: Lançamentos e expansões na agenda da semana

Publicado em 04/09/2018 por Revista algomais às 5:22

Após consolidar a operação de 35 lojas próprias nos últimos três anos, a Samsonite aposta no potencial do consumidor brasileiro e amplia sua atuação no varejo, de olho na Região Nordeste. A marca planeja crescer agora por meio de abertura de franquias. E Pernambuco é terreno estratégico nessa ação.

Anna Chaia e Hudson Manzano apostam em expansão da Samsonite no Nordeste

“Com as franquias, devemos expandir para novos territórios, entre eles, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, uma vez que nossa concentração de lojas está no Sudeste”, comenta a executiva da Samsonite Mercosul, Anna Chaia. A marca cresceu 52% em 2017, em relação ao ano anterior.

“Com o aumento do fluxo de turistas no Nordeste, por conta da chegada de novas companhias aéreas internacionais com voos diretos, esta região vem se tornando cada vez mais importante nos planos de expansão e investimento da Samsonite”, diz Hudson Manzano, diretor de expansão da Companhia. A expectativa é abrir nove pontos de vendas em toda região em 2019. A média de investimento em uma franquia House of Samsonite é de cerca de R$ 600 mil, com expectativa de faturamento médio em torno de R$ 150 mil. A previsão de retorno do investimento realizado é de 36 a 48 meses.

Fizemos uma entrevista ping pong com a executiva sobre a atuação no Estado e na Região.

Qual a relevância do mercado do Nordeste para a marca?

Anna Chaia – Todo o Nordeste possui uma matriz econômica relevante: Do complexo industrial, portuário e automotivo até sua base turística composta pelo litoral com enorme potencial turístico. Recife, por exemplo, concentra hoje um importante hub de uma companhia aérea para a Região Nordeste. 

Segundo dados da Infraero, o Aeroporto de Recife bateu recorde de passageiros no ano de 2017. Foram quase 8 milhões de viajantes transportados, uma alta de 12% em relação ao ano anterior. Dessa forma, a Samsonite considera Recife a “capital” do Nordeste, não só pela relevância econômica do Estado de Pernambuco, mas como seu protagonismo como polo de tendência de moda e consumo, de referência de brasilidade, inclusive para os outros Estados do País.

 Há alguma ação ou meta específica para expansão em Pernambuco?
Anna Chaia – A previsão é de abertura de duas lojas entre 2018 e 2019. Os investimentos no Estado virão através da iniciativa franqueada.

Qual o Perfil de franqueados que vocês procuram?
Anna Chaia – Um empreendedor com conhecimentos sólidos de gestão, com experiência prévia em varejo, que atue em sinergia com os valores da marca, que tenha identificação com o segmento de malas de viagem e acessórios e flexibilidade para se adaptar num ambiente dinâmico e desafiador.

Vocês têm investido em inovações de produtos também?
Anna Chaia – Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são pré-requisitos para estratégia global da companhia. A criação de novas patentes e o desenvolvimento de materiais mais leves e mais fortes, novos designs, assim como funcionalidades em inovação que suportem o contexto de resistência e segurança que a mala de viagem da marca líder no setor podem oferecer aos seus consumidores. Os investimentos em marketing cresceram 43% no último ano atingindo aproximadamente 6,% da receita líquida global da companhia.


 

Camará deve dobrar número de operações até o final do ano e comemora primeiros meses de operação

O superintendente do Camará Shopping, José Carlos Poroca, comemora os primeiros meses de operação do empreendimento. No final de agosto o shopping inaugurou seis novas lojas (O Boticário, Farmácia Independente, Poli Coisas, Eduardo Feitosa Imobiliária, Fatto a Mano e Casa de Vó). E a partir de setembro novas lojas serão incrementadas ao mix do mall. “Todo o funcionamento está dentro das expectativas. Temos apenas três meses de inauguração. O Camará está bem ancorado, com quatro grandes lojas ancoras. O nosso complexo de cinema tem um fluxo acima da expectativa. Estamos cumprindo o que prometendo aos nossos clientes e lojistas”.

José Carlos Poroca, superintendente do Camará Shopping

Ele projeta que até o final do ano o Camará Shopping deve dobrar o número de operações. “Isso mostra a nossa força e a perspectiva de crescimento. ” Uma das novidades recentes foi a inauguração da maior loja da Casas Pio, com mil metros quadrados de piso.



Shopping Boa Vista completa 20 anos com fluxo médio de 60 mil pessoas por dia 

José Luiz Muniz, empreendedor do Shopping Boa Vista

O Shopping Boa Vista completou 20 anos de fundação registrando uma série de números positivos, como um fluxo médio de 60 mil pessoas por dia. Instalado em um dos corredores mais movimentados da Região Metropolitana do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista, o centro de compras recebeu marcas, como a Le Biscuit, a Farmácia Independente além do Expresso Cidadão – localizado no Edifício Garagem do empreendimento –, revitalizou os banheiros feminino e masculino da 2ª etapa, e vai concluir a revitalização dos demais até outubro deste ano.

“O Shopping Boa Vista é um empreendimento que é sucesso desde sua inauguração. Há duas décadas, ele contribui para o crescimento do centro da cidade e disponibiliza conveniência, conforto e lazer à população, tudo isso em um ambiente seguro e agradável, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos”, destaca Celso Muniz, presidente do Grupo CM, empreendedor do Shopping Boa Vista. “Tenho muito orgulho de ter iniciado com o Boa Vista um braço de administração de shoppings centers dentro do nosso grupo empresarial”, completa Celso Muniz.

O Shopping Boa Vista registrou um acréscimo de 8% em seu faturamento nos quatro primeiros meses de 2018 em comparação ao mesmo período do ano passado, quase o dobro da média nacional de 5%, segundo a Abrasce. Somente no mês de abril, esse valor ficou em 16%.


 

Futuro presidente do Porto Digital, Pierre Lucena faz planos para o setor e para o Bairro do Recife

Pierre Lucena, novo presidente do Porto Digital

O Conselho de Administração do Porto Digital elegeu na semana passada Pierre Lucena como novo presidente-executivo do parque tecnológico, em substituição de Francisco Saboya. O gestor assume o cargo em 1º de novembro. “Neste momento estou me aproximando do ecossistema e dos stakeholders do Porto. Quero ouvir demandas deles para apresentar um plano na primeira semana de gestão em novembro. Coloco como prioridades a articulação de vários players potenciais para trabalhar conosco e também a ajuda na recuperação do espaço urbano do Bairro do Recife”, afirma.

Pierre Lucena é doutor em Administração/Finanças pela PUC-RJ e professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele foi vice-presidente do Diario de Pernambuco, atuou como Secretário-Adjunto de Educação do Estado de Pernambuco e foi professor visitante na Universidade do Minho (Portugal).

 


 

Reserva do Paiva inaugura unidade decorada do Paradiso

A OR, incorporadora responsável pela construção da Reserva do Paiva, apresentou uma unidade decorada do condomínio Paradiso. Com inauguração prevista para fevereiro de 2019, o Paradiso foi construído em uma área de 21.272 m², na qual estão distribuídas três torres (Luna/Sole/Mare). As unidades têm 127m².

Ricardo Carneiro, diretor da OR

“Estamos prospectando novos clientes para o Paradiso. Os atuais também foram convidados para experimentarem como será a vida deles aqui. As áreas comuns estão bem avançadas. É um público que basicamente busca um padrão de qualidade de vida que não encontramos nos grandes centros”, afirma Ricardo Carneiro, diretor da OR.

As edificações são distribuídas de frente para o Parque da Lagoa e oferecem uma infraestrutura completa, com área de lazer padrão Reserva do Paiva, já conhecido do mercado imobiliário. Seu paisagismo foi elaborado pelo arquiteto e paisagista Benedito Abbud, e a ambientação das áreas comuns idealizada pelo escritório Romero Duarte & Arquitetos. A Reserva do Paiva tem cinco empreendimentos residenciais prontos e habitados, além de três em construção, um complexo multiuso com torres empresariais e open mall integrados ao Sheraton Hotel, uma unidade do colégio Santa Maria, além do Emporio Gourmet.

SETOR
Ricardo Carneiro afirma que com a crise do País é natural um processo de desaceleração no setor. Mas avalia que já existe uma recuperação das vendas. “Tínhamos a perspectiva de estar com volume maior de empreendimentos, mas mercado imobiliário depende muito da economia. A retomada já iniciou, desde 2017 tivemos movimento maior que em 2016. A expectativa é de termos uma retomada com aceleração gradual”. Um novo lançamento deverá ser anunciado para o segundo semestre de 2019.

 


Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »