Rede Gestão: Geraldo Julio fala sobre os investimentos sociais no Recife
Rafael Dantas

Rede Gestão: Geraldo Julio fala sobre os investimentos sociais no Recife

Publicado em 14/10/2019 por Revista algomais às 15:36
O prefeito do Recife destacou o Compaz, o programa Mais Vida nos Morros e os avanços na educação da cidade.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi o convidado do mês de outubro da Rede Gestão para falar sobre o Compaz e o Programa Mais Vida nos Morros. Na reunião, ele tratou também sobre as inovações feitas na pasta da Educação, que já apresentam resultados dos alunos da rede municipal no Ideb. No encontro, ele falou também sobre os planos do poder municipal de realizar no curto prazo um restaurante popular e um abrigo, frente às dificuldades econômicas persistentes enfrentadas pela população de baixa renda.

“O Compaz e o Mais Vida nos Morros são duas experiências inovadoras, que em nosso País só existem no Recife. É importante contextualizamos a realidade que enfrentamos. Vivemos num País que tem uma desigualdade muito grande, onde os 6 brasileiros mais ricos têm a mesma riqueza dos 100 milhões mais pobres. O índice de Gini (medida de desigualdade) indica que há 17 trimestres a desigualdade aumenta no País. Nunca tivemos uma série tão longa quanto essa. Esse é o tempo que estamos vivendo e administrando. Ao pensar numa política pública, precisamos pensar para esse contexto”, alertou o prefeito.

Geraldo destacou que tanto o Mais Vida nos Morros como o Compaz foram reconhecidos em premiações nacionais e internacionais sobre o combate à desigualdade social e à promoção da cidadania. O Compaz foi apontado como melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis. O Mais Vida nos Morros foi reconhecido recentemente como o projeto de maior relevância para a primeira infância pelo Prêmio Alummi 2019, que é organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).

O destaque dado aos programas acontece num momento em que há um debate nacional em torno do combate da violência com ênfase na repressão e não nas políticas sociais. “Cada um na sociedade tem o seu papel. A polícia tem o seu papel, o ministério público tem seu papel. Os municípios devem trabalhar com a prevenção da violência, a cultura de paz, está assim na Constituição Federal. Infelizmente participei de uma reunião de prefeitos que pediam autorização para comprar rifles e metralhadoras melhores para enfrentar a violência em suas cidades. Nossa guarda municipal é desarmada e não tem chance nenhuma de comprarmos pistolas. Não tem quem me convença de fazer isso”, afirmou Geraldo.

Além das duas operações atuais do Compaz que já atendem a população, Geraldo Julio afirmou que até o final da gestão poderá entregar mais cinco centros. Quando questionado sobre a continuidade do Compaz e do Mais Vida nos Morros nas mudanças de gestão municipal, o prefeito respondeu que a principal garantia de sustentabilidade desses projetos é a participação da população em defesa dessas políticas públicas.

Ele narrou o surgimento do programa Mais Vida nos Morros, dentro da Secretaria de Inovação Urbana do Recife, e a escala que ele já alcançou no território. Uma novidade mais recente do programa é a entrada mais forte das crianças na concepção das ações e na mobilização dos moradores. “Quando a gente coloca as crianças, a comunidade inteira vem. As crianças fazem uma festa e os pais chegam. Isso é uma coisa que encanta as crianças e os adultos também”. Uma pesquisa mencionada pelo prefeito apontou que nas regiões alcançadas pelo Mais Vida nos Morros houve um aumento de 64,3% do número de crianças que brincam fora de casa. “É a transformação do espaço público degradado em um lugar vivo. E são as pessoas que fazem isso”.

VEJA TAMBÉM

Ao final da reunião, Geraldo Júlio ressaltou também algumas inovações realizadas na rede municipal de educação, como o desenvolvimento dos laboratórios nas escolas, o investimento na realização de grandes feiras de conhecimentos e o incentivo ao programa de robótica. Atualmente 70 mil alunos estão integrados no programa Robótica Lego, que é um indicador de destaque mundial atestado pela Lego, segundo o prefeito. Muitos alunos da rede, inclusive, têm participado de olimpíadas educacionais no País e no exterior representando a cidade.

“Temos hoje a menor taxa histórica de abandono escolar, de 0,7% no Ensino Fundamental. Isso mostra que esse trabalho está chamando a atenção das crianças. Conseguimos também triplicar o número de estudantes do 9º ano aprovados nas escolas técnicas estaduais. E, por último, tivemos o maior crescimento do Ideb no Brasil entre todas as capitais no último ano. É um resultado animador”, avaliou o prefeito.

Além dos membros da Rede Gestão, o encontro com a palestra do prefeito Geraldo Julio recebeu o secretário de inovação urbana do Recife, Tullio Ponzi, e o secretário de cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. No dia do evento, foi comemorado também os 29 anos da TGI Consultoria em Gestão, que é a sede das reuniões da Rede Gestão.

Na foto: Ricardo de Almeida, Geraldo Julio, Tereza Ribeiro e Francisco Cunha

.


.

VEJA TAMBÉM

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »