Cônsul japonês deixará o Recife
Iperid

Cônsul japonês deixará o Recife

Publicado em 30/07/2020 por Revista algomais às 6:04

O cônsul-geral do Japão Jiro Maruhashi está concluindo seu trabalho no Recife. Nesse momento de despedida, ele concedeu uma entrevista virtual ao jornalista Rafael Dantas fazendo um balanço da sua passagem por Pernambuco de mais de dois anos e sobre a sociedade consular no Estado. Jiro é Senior Fellow do Iperid e integrou várias atividades promovidas do instituto durante os últimos anos. Hiroaki Sano será o novo representante do Japão a comandar o consulado na capital pernambucana.
.

Há quanto tempo você assumiu o consulado do Recife e como avalia a sua passagem durante esse período no Brasil?

Cheguei a Recife em setembro de 2017 e assumi como cônsul-geral do Japão no Recife em janeiro de 2018. A minha missão foi aumentar a presença do Japão no Nordeste, desta forma, trabalhei juntamente com as comunidades nikkeis na região para mostrar e difundir cada vez mais a cultura japonesa. Acredito que foi bom para aumentar os amigos no Japão. À propósito, tanto o Japão como o Brasil começaram uma nova era, ou seja, no Japão houve troca de trono de Imperador mudando assim a Era de Heisei para Reiwa. Já no Brasil nasceu um novo ciclo político com presidente Bolsonaro. Assim, espero que as relações entre os dois países, particularmente o Nordeste continuem a estreitar cada vez mais.

Na sua opinião, qual a relevância da rede de consulados presentes no Recife para o desenvolvimento da região?

Foi uma boa surpresa saber que aqui há um corpo consular bem grande, não apenas com os cônsules de carreira, mas também com os cônsules honorários. Tive um convívio muito agradável com todos. Espero que aproveitem este corpo consular para tornar Recife e Pernambuco cada vez mais conhecidos internacionalmente.

Como você avalia o trabalho do Iperid?

O Iperid é o primeiro think tank no Nordeste, e espero que se torne cada vez mais ativo, contatando diversas entidades estrangeiras. Em março passado, realizamos uma palestra do Prof. Ryo Sahashi de Universidade de Tokyo com o Iperid, e estou muito grato com o resultado.

Como ficará o Consulado do Japão a partir de agora? Existe já alguém designado para vir para o Recife?

O meu sucessor, Hiroaki Sano, é o novo Cônsul-Geral designado, e chegará ao Recife no final de agosto. Espero que ele também desfrute da amizade e do apoio que eu recebi para cumprir a sua missão.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »