Exposição Diplomacia & Arte promove encontro cultural
Iperid

Exposição Diplomacia & Arte promove encontro cultural

Publicado em 11/12/2019 por Revista algomais às 11:59

A Casa do Derby recebeu neste mês de dezembro a exposição Diplomacia & Arte. A exposição reuniu produções de fotografias (de Rainier Michael, cônsul da Eslovênia) e de artes plásticas (por Thales Castro, cônsul de Malta) e os lançamentos do livro “O Acordeão Vermelho” (que é assinado por Kátia Gilaberte, embaixadora no Erene, Escritorio do Itamaraty para o Nordeste, e por Luciana Grether) e do CD de música popular brasileira “Bossa Nova Songbook, Volume 4” (de Alberto Lopes Asfora, embaixador do Erene)

O evento contou ainda com apresentações musicais do senegalês Cheikh Guissé (voz e violão), juntamente com Johnanthan Malaquias (acordeão), Alexandre Rodrigues (clarinete), Kelsen Gomes (piano).

Mais de 15 representações diplomáticas estiveram presentes no evento, que recebeu cerca de 150 visitantes. Em 2020 outras exposições estão previstas pelo grupo para o Recife.

A exposição de Rainier Michael está prevista para circular também nas cidades de Brasília e São Paulo, além de atravessar as fronteiras, chegando na Áustria e Eslovênia. O cônsul, que é presidente do Iperid, é fotógrafo e artista Plástico amador, morou nos Estados Unidos, Japão, Alemanha e Áustria e viajou fotografando mais de 30 países. Ele realizou residência artística na Usina de Arte, no município de Água Preta, onde documentou a imponente estrutura industrial da Usina Santa Terezinha. Sua produção fotográfica conta com influência de Henri Cartier, Bresson e Robert Doisneau, assim como Sebastião Salgado. “Sempre procuro realçar os contrastes das formas e da luminosidade nas fotografias, buscando enquadramentos que expressem o cotidiano de forma inusitada”, conta. Suas pinturas tem como grande influência o Movimento Modernista Brasileiro (Semana de Arte Moderna de 1922).

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »