Porto Digital e MPPE lançam segundo ciclo de inovação aberta
Rafael Dantas

Porto Digital e MPPE lançam segundo ciclo de inovação aberta

Publicado em 08/08/2019 por Revista algomais às 17:50

O Porto Digital e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abrem, nesta quinta-feira (8), a chamada para o segundo ciclo de inovação aberta do órgão. Entre as áreas de atuação que podem contar com a contribuição de soluções construídas no ciclo estão infância, educação, patrimônio público, extrajudicial criminal e inteligência investigativa, com possibilidade de investimento de até R$ 1 milhão distribuídos entre os MVPs aprovados durante o processo.

O ciclo de inovação aberta realizado em conjunto entre as duas entidades tem como objetivo estruturar e apoiar o Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios (MPLabs) do Ministério Público de Pernambuco e fomentar e desenvolver o ecossistema expandido de inovação do parque tecnológico. A chamada já está disponível online no site do Porto Digital (http://bit.ly/Chamada2_MPPEeOIL) e as inscrições para participação estão abertas (http://bit.ly/Inscricao_ChallengeDay).

Entre as novidades do segundo ciclo estão a ampliação do ecossistema expandido do Porto Digital, com participação aberta também para empresas instaladas no inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco em São Paulo. Com isso, startups e empresas dos dois polos de tecnologia poderão fazer conexões para propor soluções construídas em conjunto para o MPPE e formatar novos negócios. Também podem participar pesquisadores que atuem em disciplinas ligadas aos temas.

O ciclo seguirá a metodologia de inovação aberta do Open Innovation Lab (OIL), programa desenvolvido pelo Porto Digital que identifica desafios em grandes empresas e as conecta com o ecossistema expandido do Porto Digital. A rodada contempla três fases iniciais: desafios, prototipagem e desenvolvimento de Mínimo Produto Viável (MVP), em um período de aproximadamente 5 meses.

No momento inicial, os interessados se inscrevem no Challenge Day, que será realizado no dia 26 de agosto, para compreenderem melhor os desafios propostos pelo Ministério Público e assim poder desenvolver possíveis soluções. Caso se interessem pelos desafios, os participantes deverão preencher um formulário específico, até o dia seguinte (27), para se inscrever em até dois desafios sobre os quais deverão trabalhar no restante do ciclo. Já no dia 28, haverá uma Round Table – atividade de debate e conexão entre os participantes. Os eventos serão realizados simultaneamente no Recife e em São Paulo.

Na etapa seguinte, os participantes irão desenhar soluções para os desafios, com foco na prototipagem. Já na terceira e última fase, o objetivo é construir um Mínimo Produto Viável da solução. Ao final desse ciclo, o MPPE pode escolher MVPs para aceleração da solução desenvolvida. O investimento do MPPE nos MVPs escolhidos pode ser de até R$ 1 milhão no total, negociado caso a caso e de acordo com a complexidade. O produto ainda contará com propriedade intelectual compartilhada, sendo possível a empresa vender a solução para instituições terceiras.

Serviço

Chamada para o 2º Ciclo de Inovação Aberta | Porto Digital e MPPE

Chamada: http://bit.ly/Chamada2_MPPEeOIL

Inscrição: http://bit.ly/Inscricao_ChallengeDay

Challenge Day: 26 de agosto

Round Table: 28 de agosto

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »