Cientista de Dados da Inloco fala sobre o Índice de Isolamento Social
Rafael Dantas

Cientista de Dados da Inloco fala sobre o Índice de Isolamento Social

Publicado em 02/06/2020 por Revista algomais às 16:00

Luciano Melo, Cientista de Dados da Inloco, respondeu algumas perguntas para a equipe da Algomais sobre a construção dessa ferramenta que ganhou o noticiário nacional com o monitoramento da circulação de pessoas nas cidades. Em tempos de pandemia, essa tecnologia tem contribuído para que o poder público planeje ações de combate ao novo coronavírus. Confira!

Como foi o processo de desenvolvimento dessa ferramenta de monitoramento social?

O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido a partir da tecnologia que já é utilizada pela Inloco – dados captados por meio de aplicativos de parceiros instalados em dispositivos móveis. Diante da necessidade de controlar a disseminação do novo coronavírus, notamos que reorganizando as informações já existentes foi possível gerar a métrica do ISS. Com ele  possível identificar a quantidade de pessoas que estão cumprindo ou não o distanciamento social.

O monitoramento é feito a partir de uma base de 60 milhões de smartphones e, só é possível porque nossa tecnologia é 30 vezes mais precisa que o GPS. Por meio dela, conseguimos prever a localização com precisão de poucos metros.

A Inloco disponibiliza um módulo de software, que é integrado em aplicativos de parceiros e clientes (bancos e grandes varejistas, por exemplo). Os usuários que voluntariamente instalam esses aplicativos, podem ou não permitir a coleta de dados pela Inloco, que informa claramente as finalidades previstas na sua Política de Privacidade. A única informação coletada é a localização do dispositivo móvel (celulares), que é utilizada para fins de autenticação e verificação de segurança e anti-fraude, além de contagem de visitas em determinados estabelecimentos.

Toda essa captação é feita sem identificar as pessoas. A tecnologia da Inloco foi desenvolvida de forma a não coletar dados de identificação civil, como nome, RG, CPF, e-mail etc. Os dados de localização coletados são criptografados, agregados e transformados em estatísticas que, por sua vez, são compartilhadas com os órgãos públicos.

.
Ela está sendo utilizada em que lugares?

Temos disponibilizado o Índice de Isolamento Social de forma gratuita, para órgãos públicos de todo o Brasil. Até o momento, já fecharam parceria conosco os governos estaduais de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e as prefeituras do Recife, Teresina, Macapá, João Pessoa, Cascavel, Aracaju, Campinas, Santo André e São Paulo, via USP e Epidemiologia.

 

Quais as contribuições da ferramenta no enfrentamento ao Coronavírus? Os resultados tem sido bem utilizados pelo poder público no planejamento do enfrentamento à pandemia?

Nosso objetivo é dar visibilidade para esses dados e torná-los úteis para que os órgãos responsáveis pela contenção da Covid-19 possam atuar de forma certeira nas regiões mais afetadas. O papel da In Loco é disponibilizar esse monitoramento como forma de ajudar no combate à doença.

No caso do Recife, por exemplo, que foi a primeira prefeitura a utilizar os dados, o Índice auxiliou na intensificação das ações de conscientização em locais com baixo percentual de distanciamento.

.

Essa solução é um desdobramento do trabalho que você tem alguns anos. Especificamente essa ferramenta deverá permanecer sendo utilizada após a pandemia? Para que usos poderíamos pensar que essa solução poderia beneficiar a sociedade ou gerar negócios?

A ferramenta foi desenvolvida especificamente para a pandemia e deve ser descontinuada quando o cenário for controlado.

A tecnologia de geolocalização da Inloco já era utilizada para fins comerciais, com foco em soluções de marketing. Hoje, estamos trabalhando em novos produtos, com foco em soluções de autenticação e antifraude.

.

LEIA TAMBÉM

Recife é a capital com maior índice de isolamento social do País

In Loco planeja triplicar o faturamento no NE

Time da In Loco comemora Prêmio Caboré, o Oscar da publicidade brasileira

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »