“É preciso se reinventar”, entrevista com Flavia Gamonar sobre carreira e marketing digital
Rafael Dantas

“É preciso se reinventar”, entrevista com Flavia Gamonar sobre carreira e marketing digital

Publicado em 19/09/2018 por Revista algomais às 18:36

Flavia Gamonar é instrutora oficial LinkedIn Learning e Top Voice, professora, apresentadora de TV e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho de Bauru. Em um período de grandes transformações do emprego e do trabalho, conversei com ela sobre o impacto das tecnologias na construção da carreira e sobre marketing digital profissional.

RAFAEL DANTAS – Os avanços tecnológicos têm mudado muito o mercado de trabalho nos últimos anos. E tendem a seguir transformando o que conhecíamos sobre carreira e emprego. Como um “profissional do Século 21” deve se preparar para construir uma trajetória menos vulnerável aos saltos tecnológicos que tem substituído muitos postos de trabalho?
FLAVIA GAMONAR –  Para mim é preciso, em primeiro lugar, entender quer essas mudanças acontecem e sempre vão acontecer. Adotar a postura de avesso à inovação não vai pará-la. É preciso se reinventar, se permitir, entender quais competências precisa desenvolver para não ficar sem trabalho em um mundo que cada vez mais terá tecnologia presente no dia a dia substituindo funções que antes eram humanas. Um dia a luz elétrica não existia, usávamos velas nas ruas. Imagine que quando a luz chegou houve um rebuliço porque as velas seriam menos compradas, não é? Mas até hoje temos velas, a diferença é que houve uma adaptação, uma mudança do uso. Então, como profissional a palavra é se reinventar o tempo todo.

RAFAEL DANTAS – Para o profissional que perdeu emprego nessa crise, como o marketing digital poderá ajudá-lo a voltar ao mercado de trabalho?
FLAVIA GAMONAR  Eu acredito que todo mundo precisa cuidar de seu marketing pessoal, precisa ser visto, lembrar as pessoas sobre quem ele é. É mais sobre ser tão interessante que cheguem até você do que sair panfletando currículo. Vale a pena cuidar dessa imagem no dia a dia,nas mídias sociais, ir a eventos, construir relacionamento com as pessoas…

RAFAEL DANTAS – Que tipo de conhecimentos os profissionais que desejam ter uma carreira disruptiva devem procurar? Especialistas falam de inteligência artificial, estímulo a criatividade, entre outras temáticas mais tecnológicas ou mais conectadas ao empreendedorismo. Qual é a sua orientação nesse sentido?
FLAVIA GAMONAR – Os profissionais precisam ao menos estarem por dentro das tendências tecnológicas que vem aí, algumas funções serão mais impactadas, outras não. Mas ao mesmo tempo que algumas deixam de existir, outras novas aparecem e o movimento pode ser tão rápido que não vai existir um curso exatamente para preparar esse profissional. Então, estar atento e perceber essas oportunidades é essencial.

RAFAEL DANTAS – A presença dos profissionais nas redes sociais traz vantagens, mas também alguns riscos de exposição equivocada. Que tipo de cuidados o profissional deve ter em suas redes sociais para não se prejudicar? Diferente de outras redes sociais o LinkedIn tem um foco nos relacionamentos profissionais. Que caminhos o profissional que deseja usar essa rede deve seguir para aproveitar bem sua funcionalidade e ganhar mais visibilidade e gerar oportunidades?
FLAVIA GAMONAR – Eu estou lendo um livro que gostei muito, ele se chama “Pense antes de postar”. Com mídias sociais temos muita voz, muitos poderes, mas é preciso ser cuidadoso com o que falamos. Aliás, até com o que pensamos. Antes de postar sempre se perguntar: isso é bom? isso é verdade? isso é necessário? Eu teria vergonha se isso viralizasse ou fosse lido em voz alta por alguém? Além disso, pensar na verdade em relação ao que você transmite e quem você é, senão as aparências não se sustenta.

RAFAEL DANTAS – Qual o caminho que você trilhou, por exemplo, para ser uma referência no LinkedIn?
FLAVIA GAMONAR – Eu perdi o emprego em 2014 e fiquei seis meses sem trabalho. Depois que voltei a trabalhar com indicação de uma amiga aprendi a lição. Comecei a cuidar de minha imagem profissional, fiz cursos, fui a eventos, construí uma rede bacana e também comecei a escrever artigos com conteúdo relevante no LinkedIn. Aos poucos eles viralizaram para o mundo, pude ajudar muitas pessoas com meu ponto de vista e tudo isso me conectou a oportunidades, convites e parcerias. Hoje são quase 900k seguidores e pude trabalhar com marcas super legais criando conteúdo para elas. Além disso, sou professora universitária, palestrante, escrevi dois livros e tenho uma empresa de cursos e treinamentos. Ou seja, eu acabei pedindo demissão para me tornar empreendedora e hoje sou muito feliz em seguir meu propósito de compartilhar conteúdo com as pessoas.

Para acompanhar os artigos de Flávia no LinkedIn, confira o seu perfil na rede social: www.linkedin.com/in/flaviagamonar

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »