Pernambucano vence competição global de design da Michelin
Rafael Dantas

Pernambucano vence competição global de design da Michelin

Publicado em 23/07/2020 por Revista algomais às 21:32
Dayvid Almeida é natural de Vitória e trabalha na startup pernambucana Neurobots

O designer pernambucano Dayvid Almeida, 27 anos, venceu a Michelin Design Challenge. A competição global, organizada pela Michelin North America, tem o propósito de reconhecer jovens designers que desenvolvem projetos de mobilidade voltados para o futuro sustentável.

Na edição 2020, a competição trouxe como tema “Upcycle: desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e que aproveite as possibilidades tecnológicas do futuro”. Diante dessa provocação, Dayvid  desenvolveu o projeto Volkswagen MUT.E. O projeto consiste em uma membrana feita de smart material que se dobra transformando-se em um veículo e que também pode se converter em módulos arquitetônicos para a cidade, dando diversas funções a um único objeto. Através da biomimética, que se inspira na natureza para a criação de soluções para a indústria, o veículo baseia-se na flexibilidade e capacidade de agarrar objetos que os tentáculos do polvo possui.

“O foco atual da indústria automotiva está voltado para a eletrificação da mobilidade, porém muitas vezes originada de uma forma não tão sustentável e que gera preocupações ainda maiores com o descarte da grande quantidade de baterias inutilizáveis com o tempo. A proposta do VW MUT.E segue uma direção totalmente diferente. O veículo é impulsionado por pistões de ar designados como “smart materials” ou materiais inteligentes, permitindo que os pistões se estiquem para impulsionar o veículo na direção contrária, gerando movimento. Sendo o ar o principal combustível de locomoção, o veículo praticamente criaria vida ‘inspirando’ e ‘expirando’ o ar interno para se locomover”, explicou o designer.

A cerimônia de premiação aconteceria em um evento internacional de mobilidade em Montreal, o Movin’on Summit. Por conta do covid-19, o evento aconteceu de forma online no dia 16 de julho. Além de receber um troféu de reconhecimento, Dayvid  terá uma revisão de seu portfólio com importantes diretores de design da indústria automotiva.

Natural de Vitória de Santo Antão, Dayvid  é aficionado por carros e desenhos à mão desde criança. Seguindo as duas paixões, ele ingressou no curso de Design na UFPE entre 2011 e 2018. “Nesse mesmo período tive a oportunidade de estudar design de interior automotivo na Hochschule Reutlingen, na Alemanha, por 1 ano (entre 2014 e 2015) através do programa Ciências sem Fronteiras. Isso me encorajou a acreditar ainda mais na minha capacidade de idealizar e projetar novos meios de transporte contribuindo para a mobilidade do futuro”.

Atualmente o jovem trabalha como designer industrial, integrando a equipe que projeta exoesqueletos da startup pernambucana Neurobots, que já foi destaque em algumas publicações da Algomais e também é uma colecionadora de premiações. “Trabalhando nessa startup estou aprendendo com o time a projetar exoesqueletos de uma complexidade considerável. Isso me fez ganhar confiança para utilizar minha criatividade no desenvolvimento de soluções factíveis para a indústria”.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do designer premiado pela Michelin:

.

LEIA TAMBÉM

Neurobots se destaca em premiação global

Startups: atalho para inovação

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »