Anjo Gabriel lança disco inédito gravado com tecnologia analógica - Algomais

Anjo Gabriel lança disco inédito gravado com tecnologia analógica
Yuri Euzébio

Anjo Gabriel lança disco inédito gravado com tecnologia analógica

Publicado em 28/04/2020 por Revista algomais às 13:41
Foto: Flávio Costa

A Anjo Gabriel, destaque nacional e internacional na cena psicodélica contemporânea, antecipou o lançamento digital do primeiro disco de inéditas em 7 anos em função do isolamento social. É o primeiro disco c de inéditas desde 2013. Saiu hoje o lançamento nas plataformas online o auto-intitulado “Anjo Gabriel”, seguindo os cuidados de prevenção do COVID-19, através da plataforma Bandcamp.
O disco, que receberá um financiamento coletivo – crowdfunding – para lançamento em vinil e cassete, foi inteiramente gravado usando apenas equipamentos e técnicas analógicas. “O conceito principal foi de relação com a natureza através dos quatro elementos – água, terra, fogo e ar – ligados às músicas, que estão todas interconectadas como se fosse uma obra só. Com isso tentamos transmitir os conceitos de transformação e conexão que permeiam a natureza, e do amor como instrumento para construir esses conceitos”, destaca Marco da Lata, fundador da banda. Terceiro álbum da trajetória da banda (que já lançou os discos “O Culto Secreto do Anjo Gabriel”, de 2011, e “Lucifer Rising”, de 2013, além do single 7’’ “Resiliência / Claralice”, de 2017), “Anjo Gabriel” tem 4 faixas de experimentos em um Kraut Rock Psicodélico Brasileiro, mixando referências de clássicos europeus com a essência do Udigrudi pernambucano.

Suíte Claralice é a faixa que abre o disco, com 20 minutos de duração, e inclui uma reedição do movimento de 6 minutos já apresentado aos fãs no compacto de 2017. Ela é seguida pelas duas partes de Resiliência, com 6 minutos e 27 segundos e 6 minutos e 24 segundos, respectivamente. Coroando o lançamento, Mantra II, já disponível como single no Bandcamp, encerra o play com elementos orientais orquestrados, fruto da participação do Álgebra Trio. “Anjo Gabriel” também é um marco de nova fase da banda, que tem de volta aos teclados, sintetizadores e teremim o músico André Sette, que divide com Diego Drão (ghost member do grupo) as gravações de sintetizadores e teclados no disco. Marco Da Lata (baixo e voz), Júnior Do Jarro (bateria) e Phillippi Oliveira (guitarra) completam a formação da banda. Carlos Amarelo, também ghost member, cuidou das percussões. Como convidados especiais, participaram Rodrigo Gondão (oud), Rodrigo Félix (percussão) e Maísa Nascimento (violino), do Álgebra Trio, Rama Om (didjeridu), Lucas Brandão (vocal no coro) e Schelly Santiago (coro). Ao todo, são 38 minutos e meio de música, que prometem aplacar a ansiedade dos fãs da banda por um novo lançamento e agradar aos fãs do gênero.

Banda referência no movimento de retorno a psicodelia, que vem se fortalecendo e multiplicando expoentes em Pernambuco nos últimos anos, a Anjo Gabriel consegue unir elementos regionais ao psicodelismo anos 70 que marca o som do grupo, numa mistura única e envolvente. Uma mesma música do conjunto pode te levar direto pra algum lugar do Nordeste dos anos 70 ou pra alguma cultura oriental, ou ainda uma comunidade hippie isolada do mundo e do tempo. O novo disco é um sopro de esperança para os amantes do bom e velho rock progressivo, carregado de psicodelia e um alento nesses tempos de isolamento social da pandemia do Coronavírus. É o retorno triunfal de um gênero musical que faz parte da história de Pernambuco e que vem ganhando espaço de novo nessa nova geração, com grupos como o Avoada. Te convido a ouvir esse disco como quem te oferece uma maravilha. Vá por mim, vale muito a pena.

“ANJO GABRIEL”, 2020
Lançamento digital em 28 de abril de 2020, via Bandcamp.
https://anjogabriel.bandcamp.com/album/anjo-gabriel
Produzido no Estúdio Casa do Kaos por Adriano Leão, Marco da Lata e Júnior do Jarro
Engenharia de Gravação: Adriano Leão
Mixagem: Adriano Leão e Marco da Lata
Masterização: Adriano Leão
Produção Executiva: Marco da Lata

LISTA DE FAIXAS
1. Suíte Claralice (20:00)
2. Resiliência Parte 1 (06:27)
3. Resiliência Parte 2 (06:24)
4. Mantra II (05:30)

FICHA TÉCNICA
Marco da Lata – Baixo
Junior do Jarro – Bateria
André Sette – Órgão, Sintetizadores e Teremim
Phillippi Oliveira – Guitarra
Ghost Members:
Diego Drão – Órgão e Sintetizadores
Amarelo – Percussão
Participações Especiais:
Rodrigo Gondão – Oud (Álgebra Trio)
Rodrigo Félix – Percussão (Álgebra Trio)
Maísa Nascimento – Violino (Álgebra Trio)
Rama Om – Didjeridu
Schelly Santiago – Vocal no coro
Lucas Brandão – Vocal no coro

 

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »