10 fotos da Alepe Antigamente

10 fotos da Alepe Antigamente

Publicado em 01/02/2019 por Revista algomais às 9:40

Hoje, dia primeiro de fevereiro, no dia em que começam os mandatos dos novos deputados eleitos em Pernambuco, selecionamos uma série de fotos antigas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O Palácio Joaquim Nabuco, localizado na Rua da Aurora e em frente ao Rio Capibaribe, é um dos prédios de destaque da arquitetura pernambucana.

As fotos são da Villa Digital, da Fundaj, dos Acervos de Josebias Bandeira, Benício Dias e Manoel Tondella.

De acordo com o site da Alepe, o atual prédio só foi concluído e entregue definitivamente no dia 20 de janeiro de 1876. O projeto e o início da construção, em 1870, foi de responsabilidade de José Tibúrcio Pereira Magalhães, major do Corpo de Engenheiros e bacharel em Ciências Físicas e Matemática.
.

.
De acordo com Lúcia Gaspar, da Fundaj, o estilo dórico clássico do prédio era o padrão arquitetônico para os edifícios públicos naquela época. Ela aponta que apesar de reformas que o palácio passou ao longo desse tempo, o exterior manteve todas as características da sua inauguração.

O nome Palácio Joaquim Nabuco só foi atribuído ao edifício em 1948, por indicação do deputado Tabosa de Almeida.

Alepe em 1905 (esta imagem é do Acervo Manoel Tondella)

 

Alepe, em 1906

 

Alepe, na década de 1910

.
Alepe, em 1915


.

Alepe, em 1922

 

Vista aérea do bairro
Com a Faculdade de Direito em primeiro plano e a Alepe às margens do Rio Capibaribe

.
Postal da Alepe

 

 

*Por Rafael Dantas é repórter da Algomais  (rafael@algomais.com). O jornalista assina a coluna Gente & Negócios no site da Algomais

REFERÊNCIA:

GASPAR, Lúcia. Assembléia Legislativa de Pernambuco. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: 1 fev. 2018.

História da Alepe. Site da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Disponível em: <http://www.alepe.pe.gov.br/historia>. Acesso em: 1 fev. 2018.

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »