10 fotos do Forte do Buraco Antigamente

10 fotos do Forte do Buraco Antigamente

Publicado em 06/06/2019 por Revista algomais às 13:07

O Forte do Buraco é uma construção holandesa, construída em 1630 e que recebeu o nome de Madame Bruyn em 25 de junho de 1631, em homenagem à esposa do general Theodoro Waerdenburch. O local fica conhecido como Forte ou Fortaleza do Buraco pela proximidade do Buraco do Santiago, local onde hoje é o Tacaruna.

De acordo com a descrição das imagens na Biblioteca do IBGE: “As ruínas da construção são do século XVIII, de acordo com portaria do governador, expedida ao provedor da fazenda real em 17 de novembro de 1711, ordenando que mandasse por em praça a obra da reedificação do Forte do Buraco. Na primeira metade do século XX, a Marinha do Brasil projetou construir um complexo portuário para abrigar a Base Naval do Recife, por conta desse projeto, a Fortaleza do Buraco perdeu suas muralhas no início da segunda metade do século XX. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, teve sua inscrição cancelada no livro do Tombo em 1955. No mesmo ano surgiu um movimento em favor da preservação de suas ruínas, atualmente objeto de processo de tombamento (Processo n.º 1351-T/95), recomendado na 22ª Reunião do Conselho do Iphan, realizada em oito de junho de 2000. No mesmo local onde está localizada as ruínas da Fortaleza, na primeira metade do século XVII, existia uma fortificação com o nome de Guarita do João Alberto”.

As imagens são da Biblioteca do IBGE e da Villa Digital da Fundaj. Clique nas imagens para ampliar.

Forte do Buraco (Acervo do IBGE)

.
Fachada em ruínas do forte (Acervo do IBGE)

 

.

Ruínas do Forte (Acervo do IBGE)

.

Olhar a partir da porta do Forte em ruínas (Acervo do IBGE)

.

Ruínas do forte, em 1912 (Acerbo Benício Dias, da Fundaj)

.

Postal do Forte do Buraco (Acervo Josebias Bandeira, da Fundaj, com dedicatória datada de 09.02.1932)

.

Ruínas do Forte do Buraco (Acervo Josebias Bandeira, Fundaj)

.

Foto horizontal do local do Forte, realizada em 1912 (Acervo Benício Dias, Fundaj)

.

Quadro sobre o Forte do Buraco, em 1943 (Acervo Benício Dias, da Fundaj. A descrição da imagem indica que a pintura estaria ou foi exposta no Museu do Estado)

.

Quadro sobre o Forte do Buraco, em 1943 (Acervo Benício Dias, da Fundaj. A descrição da imagem indica que a pintura estaria ou foi exposta no Museu do Estado)

 

*Por Rafael Dantas, repórter da Algomais (rafael@algomais.com)

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »