12 imagens de Igarassu Antigamente

12 imagens de Igarassu Antigamente

Publicado em 16/01/2020 por Revista algomais às 18:05

Uma das cidades pernambucanas que respira história é Igarassu, tema da coluna Pernambuco Antigamente de hoje. A cidade possui um centro histórico que guarda o templo mais antigo do País segundo o Iphan, a Igreja Matriz de São Cosme e São Damião (construída em 1535), além de um conjunto arquitetônico invejável. Entre os monumentos e espaços públicos tombados do município estão o Convento de Santo Antônio, os painéis em estilo barroco e o Museu Histórico de Igarassu.

“A primeira povoação da capitania de Pernambuco, a Vila de Santa Cruz e dos Santos Cosme e Damião de Igarassu foi fundada em 1535 por Afonso Gonçalves ordenado pelo donatário Duarte Coelho. A região foi palco de disputas entre portugueses e indígenas pela posse da terra, luta que teve como marco a igreja de São Cosme e Damião instalada no alto de um morro que veio a ser o referencial para a expansão da vila. A invasão holandesa no século XVII trouxe destruição, mas ao mesmo tempo possibilitou a passagem do pintor holandês Frans Post que fez vários registros iconográficos do núcleo urbano da antiga vila”, afirmou Taciana Santiago de Melo, na introdução do artigo Registros coloniais inscritos nos mapas da antiga Vila de Igarassu, Pernambuco, publicado no 1º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica (2011).

Clique nas imagens para ampliar as fotos, que foram coletadas dos bancos de imagens da Biblioteca do IBGE, Fundaj e do Museu da Cidade do Recife.
..
Igarassu, em 1956 
(Biblioteca do IBGE)


.
Igreja Matriz de São Cosme e São Damião
A Igreja Matriz de São Cosme e São Damião de Igarassu é a mais antiga em funcionamento no Brasil. Ela teve sua construção iniciada em 1535 e finalizada apenas no século XVII.

.
Convento de Santo Antônio
Datado de 1588 e erguido pela Ordem dos Franciscanos – é referência de alguns capítulos da história pernambucana.

.
Prefeitura Municipal de Igarassu

.
Rua Dantas Barreto, em Igarassu

.
Grupo Escolar em Igarassu

.
Antiga Cadeia Pública de Igarassu
A antiga Cadeia de Igarassu, prédio onde funciona também a Câmara Municipal, foi construída a meados do século XVIII

.
Rua Barbosa de Lima, Convento do Sagrado Coração de Jesus

.
Orfanato em Igarassu, Convento Franciscano

.
Casa-grande do Engenho Monjope
(Mendel Fotografia – Museu da Cidade do Recife)

.

Pintura da Vila de Igarassu
(Ateliê de Jan Brosterhuisen)

.
Pintura de Frans Post, 1660

.
*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)


.

Fontes:
Iphan/Arquivo Noronha Santos, Sítios Históricos e Conjuntos Urbanos de Monumentos Nacionais – Volume I: Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Iphan/Programa Monumenta), Inventário Nacional de Bens Imóveis/Sítios Urbanos Tombados – Manual de Preenchimento – Volume 82 (Iphan/Edições do Senado Federal) e IBGE.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »