19º Festival Recife do Teatro Nacional em cartaz até o próximo dia 26

Com um total de 16 espetáculos de diferentes grupos e companhias nacionais e locais na programação, segue até o próximo dia 26 de novembro a 19ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, começou domingo, com o objetivo de incentivar a produção e o consumo de artes cênicas na cidade.

Na programação, oferecida a preços populares (R$ 10 e R$ 5), em vários teatros da capital pernambucana, estão diversos espetáculos locais, além de quatro montagens nacionais inéditas na cidade: Os Fuzis da Senhora Carrar, do Teatro Popular de Ilhéus (BA), que será apresentado no dia 23, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho; Ogroleto, do Grupo Pavilhão Magnólia (CE), encenado às 16h30 do dia 25, no Teatro Barreto Júnior; Criaturas de Papel, do Grupo Bricoleiros (CE), que levará a magia do teatro de marionetes para o palco do Teatro Apolo, às 16h, no dia 26; e Lili Marlene, Um Musical, de Fause Haten (SP), que encerra a programação do festival, apresentando-se às 20h também do dia 26, no Teatro de Santa Isabel.

Hoje, dois espetáculos pernambucanos protagonizam a programação: Altíssimo, primeira montagem da Trema! Plataforma de Teatro e Shakesfood, comédia da AGM Produções, que tem como cenário uma lanchonete, onde um cozinheiro e seu ajudante transformam o preparo dos pratos em verdadeiras tragédias shakespearianas. Altíssimo será apresentado no Teatro Hermilo, a partir das 19h. E Shakesfood, no Barreto Júnior, às 20h.

ABERTURA – Na noite de ontem, o espetáculo Terror e Miséria no Terceiro Reich – O Delator, da Metraton produções, marcou a estreia do festival, no Teatro Apolo. Antes, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, entregou uma placa à homenageada desta edição do evento, a atriz de teatro e cinema Conceição Camarotti, e celebrou a preservação do festival no calendário cultural da cidade. “Realizar um festival como este em tempos tão difíceis para o poder público e para cada cidadão brasileiro é um ato de coragem, perseverança e amor à cultura. Mas não abrimos mão do evento, nem poderíamos abrir. Apostamos no teatro como instrumento de luta por tempos melhores”, disse Leda Alves.

 

Um bom público prestigiou a abertura. “Uma programação cultural com preço convidativo não é tão fácil de achar. Precisamos aproveitar o festival ao máximo”, disse o professor Flávio Oliveira. Diretora de escola aposentada, Ana Lúcia Oliveira também não perdeu a chance de conferir a abertura do festival. “É muito importante que a cidade disponha de programação cultural diversificada e democrática”, disse.

Pela primeira vez participando do festival, a advogada Mirella Leal, 25 anos, adorou a experiência. “Fiquei sabendo do festival pela internet e, quando li a sinopse da peça, logo me organizei para assistir. O tema chama muita atenção neste momento que estamos vivendo”, disse.

Para o professor de História, Eric Henrique, 26 anos, o momento de lazer foi uma extensão do trabalho. “Gostei muito da temática abordada na peça. Falar sobre o nazismo nos palcos é importante para nossa sociedade, pois precisamos refletir para que nada parecido aconteça novamente.”

A gestora ambiental Ligia Lima, 31 anos, confirmou, já na estreia, sua fidelidade ao festival. “Todo ano eu participo. O evento é maravilhoso. Uma oportunidade para as pessoas verem grandes espetáculos com um preço bem mais em conta”, disse Ligia, que vai driblar a correria do dia a dia para ver todas as peças que puder até o próximo dia 26.

Segue a programação completa:

PROGRAMAÇÃO 19º FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL

 

– Dia 21

Altíssimo – Da Trema! Plataforma de Teatro (PE), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

Colocando em cena os bastidores da criação, Altíssimo resgata a percepção do espetáculo e do texto como construção intencional. É o primeiro espetáculo da TREMA! Plataforma de Teatro e marca o retorno aos palcos do ator Pedro Vilela. Indicado para maiores de 16 anos

Shakesfood – Da AGM Produções (PE), às 20h, no Teatro Barreto Júnior

Shakesfood é uma comédia que se passa na cozinha de uma lanchonete, onde o cozinheiro e o seu ajudante garçom fazem do preparo dos pratos verdadeiras tragédias shakespearianas, utilizando os utensílios de cozinha como personagens. Indicado para maiores de 14 anos

 

– Dia 22

Luzir é Negro! – Do Teatro de Fronteira (PE), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

Solo autobiográfico do ator e cantor Marconi Bispo, dirigido por Rodrigo Dourado, em que o grupo investiga o racismo e suas manifestações na vida de um homem negro, gay, candomblecista e periférico. Indicado para maiores de 14 anos

 

– Dia 23

Os Fuzis da Senhora Carrar – Do Teatro Popular de Ilhéus (BA), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

Da obra de Bertolt Brecht, Os Fuzis da senhora Carrar, espetáculo do grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), é uma crônica da Guerra Civil Espanhola, conflito ocorrido entre 1936 e 1939. Indicado para maiores de 14 anos

Um Minuto Pra Dizer que Te Amo – Do Grupo Matraca de Teatro (PE), às 20h, no Teatro Barreto Júnior

O espetáculo leva à cena a narrativa de um homem velho, seu filho, uma mulher velha e sua cuidadora, casados, mas separados pela doença de Alzheimer. Amor, amizade, dedicação e companheirismo são alguns dos sentimentos que permeiam a peça. Indicado para maiores de 16 anos

 

– Dia 24

 

O Peru do Cão Coxo – Do Galpão das Artes de Limoeiro (PE), às 10h, no Compaz Ariano Suassuna

Na trama, a preguiça é descortinada em um picadeiro de intrigas no Sertão de Taperoá, quando um poeta e sua esposa são alvo de uma dupla de trapaceiros, Aderaldo Catacão e Clarabela. Indicado para maiores de 13 anos

Histórias Bordadas em Mim – De Agrinez Melo (PE), às 19h, no Teatro Apolo

Uma atriz, um baú, uma borboleta e uma conversa protagonizam o espetáculo, que costura acontecimentos da vida real e cotidiana com a linha forte da alegria, do amor, da dor, morte, vida e saudade. Classificação Livre

Suplício de Frei Caneca – De José Francisco Filho (PE), às 20h, na Igreja de Santa Teresa D´Ávila ao lado da Basílica do Carmo

Oratório dramático de Cláudio Aguiar, com encenação de José Francisco Filho, o espetáculo comemora os 200 anos da Revolução de 1817 e a Confederação do Equador, abordando desde o período de ordenação até a execução de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca. Indicado para maiores de 14 anos

 

– Dia 25

Ogroleto – Do Grupo Pavilhão Magnólia (CE), às 16h30, no Teatro Barreto Júnior

A peça da autora canadense Suzane Lebeau, até então inédita no Nordeste brasileiro, trata de temas muito presentes na infância contemporânea, como: medos, dúvidas e diferenças. Indicado para crianças a partir de 7anos

Mucurana, o Peixe – Do Coletivo Construtores de Histórias (PE), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

Para além da vida do protagonista Mucurana, o espetáculo revela a existência de um sistema político e suas consequências boas e más, que interferem na vida de cada um de nós. Apresenta um retrato da ainda hoje atuante da família oligárquica, cheia de privilégios e soberba, que explora a terra e a força de trabalho e ainda se locupleta das oportunidades do estado. Indicado para maiores de 14 anos

Dinamarca – Do Grupo Magiluth (PE), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

O espetáculo fala sobre coisas simples como um beijo que devora, uma morte, um golpe de sorte. Coisas que acontecem o tempo todo na vida. Indicado para maiores de 16 anos

 

– Dia 26

Criaturas de Papel – Do Grupo Bricoleiros (CE), às 16h, no Teatro Apolo

O espetáculo fala de encontros e partidas e de habitar um espaço enquanto força fundamental do pulso de existir e vínculos constitutivos do percurso de viver. Papéis brancos ganham formas geométricas e são transmutados em figuras cênicas que ganham vida. Indicado para crianças a partir de 10 anos

Lili Marlene, Um Musical – De Fause Haten (SP), às 20h, no Teatro de Santa Isabel

O espetáculo é um musical pop punk. O Lili, como gostava de ser chamado, é o neto de Marlene, uma atriz hollywoodiana dos anos 30. Rejeitado pelo pai na infância, foge de sua casa em Berlim e depois de alguns anos começa a fazer sucesso em Paris, dublando sua avó, sem que ninguém soubesse do seu parentesco. Aos 30 se tornou sacerdote de uma religião quando morava nos Estados Unidos. Anos mais tarde, já afastado da igreja, ele faz um relato de sua saga. Indicado para maiores de 14 anos

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