37ª Águas de Oxalá reforça pedidos de paz e tolerância em Olinda

37ª Águas de Oxalá reforça pedidos de paz e tolerância em Olinda

Publicado em 08/01/2020 por Revista algomais às 8:09
Programação tradicional da matriz africana acontece neste domingo (12) (Foto: Secretaria de Cultura de Olinda)

A tradicional cerimônia das Águas de Oxalá chega à sua 37ª edição, em Olinda, renovando os votos de paz e prosperidade. A celebração será realizada, neste domingo (12.01), das 14h às 17h30, na área externa da Igreja do Bonfim, localizada no Carmo, Sítio Histórico da cidade. Do local sairá um cortejo especial, percorrendo as principais ruas e avenidas até o bairro da Vila Popular. O movimento é promovido pelo terreiro Oxossi Ibualama, contando com o apoio da Prefeitura de Olinda.

As Águas de Oxalá foi idealizada pelo babalorixá Raminho de Oxossi e tem como enfoque o louvor ao orixá Oxalá, criador da terra e dos homens, na tradição de matriz africana. Nesta edição, o tema escolhido foi “Paz pela Paz: diga não à intolerância religiosa”, sendo um convite à reflexão sobre o direito de livre escolha e expressão religiosa. A expectativa é que participem sacerdotes de mais de 100 terreiros, entre casas de candomblés de Pernambuco e também de estados vizinhos. O grupo olindense Voz Nagô vai comandar os cânticos e louvações. A participação é gratuita.

PERCURSO

O tradicional cortejo, comandado pelo Afoxé Povo de Ode, sairá da rua do Bonfim, seguindo pelas ruas da Misericórdia; Quatro Cantos; rua do Amparo; Largo do Guadalupe; rua Severino José Ramalho; Av. Joaquim Nabuco; travessa Armindo Moura; Av. Pan Nordestina; rua Carmela Dutra; Maria Candido Correia; rua São Paulo; finalizando no terreiro Roça de Oxum Opará, 402, na Vila Popular – Olinda.

Confira o mapa completo do cortejo aqui.

SERVIÇO

– 37ª edição das Águas de Oxalá, em Olinda

– 12 de janeiro de 2020

– Concentração na Igreja do Bonfim

– Produção: Terreiro Roça de Oxossi Iboalama

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »