5 fotos das Praças de Burle Marx no Recife antigamente

5 fotos das Praças de Burle Marx no Recife antigamente

Publicado em 01/08/2019 por Revista algomais às 13:34

O paisagista Burle Marx deixou sua marca registrada na cidade do Recife, embelezando várias praças que até os dias de hoje são pontos de alto interesse de lazer dos recifenses, como a Praça da Jaqueira e a Praça de Casa Forte. Na semana em que o grupo Caminhadas Domingueiras fará um passeio por alguns desses espaços, resgatamos fotos antigas dos bancos de imagem da Fundaj (Villa Digital) e do antigo Diário da Manhã para mostrar essa memória.

 

Praça de Casa Forte

.

Praça do Derby

 

Praça Euclides da Cunha (Diário da Manhã, de 1935)

“A Praça Euclides da Cunha foi e ainda é um espaço público que provoca inquietações nos recifenses por seu motivo projetual – o sertão, que no imaginário coletivo está vinculado a uma região de sofrimento. Porém, Burle Marx soube majestosamente trabalhar os atributos ecológicos – ao recriar o microclima do sertão em uma zona litorânea – e plásticos da vegetação da caatinga” – Joelmir Marques da Silva*.

.

.

Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Praça da Jaqueira (Fundaj)

Também chamada de Capelinha da Jaqueira, a capela de Nossa Senhora da Conceição fica situada próximo à Ponte D’Uchôa, no atual Parque da Jaqueira. Ela era a capela do solar de Bento José da Costa. E, como naquele terreno existiam muitas jaqueiras, o local ficou sendo chamado de Sítio das Jaqueiras. – Semira Adler Vainsencher**

.

.

Praça Maciel Pinheiro

.

*Por Rafael Dantas, repórter da Algomais (rafael@algomais.com)

.

*Joelmir Marques da SILVA. A Praça Euclides da Cunha, a paisagem sertaneja materializada em um jardim histórico moderno e patrimônio cultural do Brasil. São Paulo, Unesp, v. 14, n. 1, p. 126-150, janeiro-junho, 2018

**VAINSENCHER, Semira Adler. Capela Nossa Senhora da Conceição (Jaqueira). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »