8 fotos antigas do Aeroporto do Recife

8 fotos antigas do Aeroporto do Recife

Publicado em 22/11/2018 por Revista algomais às 19:09

Um dos melhores avaliados do País em todas as pesquisas de satisfação dos passageiros, o Aeroporto dos Guararapes Gilberto Freyre tem uma longa história no transporte aéreo brasileiro. Selecionamos 8 imagens do antigo terminal, com destaque para algumas imagens com o ex-presidente Juscelino Kubitschek no final dos anos 50. Algumas imagens são do IBGE e a maioria é da própria Infraero.

Em meados dos anos 20/30 do Século XX, a cidade do Recife era servida apenas por hidroaviões que pousavam entre a bacia do Pina (foz do rio Tejipió) e o Cais de Santa Rita. Contudo, não existe uma data precisa em que se construiu o aeroporto no bairro do Ibura. Durante a criação da Base Aérea do Recife (Barf) no ano de 1941, o aeroporto já estava funcionando na localidade, sob o nome de “Campo do Ibura”. O nome oficial foi dado em 02 de julho de 1948, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto 25.170-A, transformando o Aeroporto de Recife, localizado no Campo de Ibura, em Aeroporto Guararapes. A nomenclatura do aeroporto foi novamente alterada em 27 de dezembro de 2001, pela Lei nº 10.361, que instituiu a denominação de Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, em homenagem ao sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor pernambucano conhecido internacionalmente.

Entre os acontecimentos que marcaram o terminal estão os desembarques do Papa João Paulo II, do grupo Menudo e da seleção Tetra Campeã Mundial de 1994 ao Recife.

Foto do antigo terminal, sem data definida


Duas imagens de Juscelino Kubitschek no terminal em 1958


Foto histórica do desembarque de passageiros no Recife


Lado externo do Terminal de Passageiros, em 1958

 


Escada interna e acesso à área panorâmica do terminal


Ampliação do Terminal em 1982

Imagem do antigo terminal

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »