9 fotos da demolição do Recife no início do século 20

9 fotos da demolição do Recife no início do século 20

Publicado em 11/02/2021 por Revista algomais às 4:35

*Por Rafael Dantas

“O dia 6 de março de 1913, no Recife, foi de penetrante emoção […] o bairro do Recife reformava-se. Prolongamento das obras do pôrto; rasgar-se-iam duas belas avenidas, e iria ser sacrificada a matriz do Corpo Santo. Pouco importava fôsse o templo vistoso de agora a antiga ermida de São Telmo dos pescadores do século XVI. O urbanismo não vacilava ante êsses sentimentalismos históricos. Era preciso derrubar, derrubar-se-ia. A Mitra cedera a igreja por 500 contos de réis O cheque já estava entregue. As picaretas arrumavam-se no pátio famoso do bairro à espera de agir, como vinham agindo contra os sobradões vizinhos. Lingüeta, Rua do Comércio, becos, Rua da Cadeia, o Arco da Conceição, tudo iria por terra. Urgia a demolição do Corpo Santo”. A citação é de Mário Sette, de 1952, no livro Arruar: uma História Pitoresca do Recife Antigo, que narra a demolição que ocorreu no Centro do Recife no início do século.

Ancorado no movimento higienista, uma parcela significativa do centro do Recife foi abaixo. Esse movimento teve forte influência na capital pernambucana entre os anos 1910 e 1930. As imagens que publicamos hoje são do ano de 1913, da Villa Digital da Fundação Joaquim Nabuco, da Prefeitura do Recife e de trabalhos acadêmicos.

Igreja do Corpo Santo (Villa Digital)


.
Travessia do Corpo Santo (Villa Digital)

.
Bairro do Recife (Villa Digital)


.

Rua Domingos José Martins (Villa Digital)

.

Rua do Bom Jesus (Villa Digital)

.

Travessia da Matriz do Corpo Santo em outro ângulo (Villa Digital)

.

O Bairro do Recife em obras, início séc. XX  (LUBAMBO, Cátia W. Bairro do Recife: do Corpo Santo ao Marco Zero. Recife: FUNDAJ/ Massangana, 1991)

.
.
Demolições no Bairro do Recife, início séc. XX
(Prefeitura do Recife)

.

Igreja Corpo Santo – Demolicao 1914


.


.

.
*Por Rafael Dantas, jornalista e repórter da Revista Algomais. Ele assina as colunas Gente & Negócios e Pernambuco Antigamente
rafael@algomais.com
rafaeldantas.jornalista@gmail.com

 

 

LEIA TAMBÉM

 

Confira os 10 países que mais vacinaram no mundo

Como anda a vacinação na Argentina?

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »