Autor Pernambucano se reinventa em audiolivro infantil

Autor Pernambucano se reinventa em audiolivro infantil

Publicado em 30/07/2020 por Revista algomais às 5:25
Para manter ativa a sua produção cultural para o público infantil, o Cutia Coletivo busca apoio de espectadores e amigos para o financiamento do Audiolivro “A Vaca Minuciosa” de Pochyua Andrade.

Com o distanciamento social e sem previsão de voltar aos palcos, coletivos e artistas independentes vêm buscando alternativas para se manterem produtivos e gerarem conteúdo e renda durante a pandemia. A situação adversa tem levado o casal de artistas Viviana Borchardt (atriz) e Pochyua Andrade (músico e escritor), a repensarem sobre o futuro do coletivo de arte criado por eles, o CUTIA (acróstico para Coletivo Universo de Teatro e Intervenção Afetiva), que antes agregava diversos outros artistas em seus espetáculos e agora se vê diante da necessidade de produzir um conteúdo mais intimista, que possa ser apreciado em casa.
.

Viviana Borchardt

.
Com projetos paralisados e ainda não contemplado por editais emergenciais, o Cutia lançou numa plataforma de financiamento coletivo a proposta de produção do Audiolivro “A Vaca Minuciosa”, de Pochyua.

O livro infantil, o primeiro do autor, lançado em 2011, tem 45 páginas e 20 capítulos. Na crítica de Viegas Fernandes da Costa, pelo jornal Expressão Universitária, foi comparado a obras aclamadas como o Menino do Dedo Verde, o Pequeno Príncipe e o Menino Maluquinho, e indicado como “de leitura altamente recomendada, capaz de dialogar com o universo infantil e refletir sobre as particularidades do tempo presente, principalmente porque não se rende as fórmulas fáceis e trata com inteligência os seus leitores”.

A narrativa conta em terceira pessoa sobre a amizade entre a vaca Minuciosa e a menina Josefina, trazendo como enredo as aventuras e as filosofias da protagonista na descoberta de paisagens, amigos e de novas experiências. A história é para todas as idades e nos traz novos olhares para interpretação do caos e do belo frente às ações do homem e da natureza.

A ideia de transformar “A Vaca Minuciosa” em audiolivro partiu de Viviana Borchardt, que viu no projeto a possibilidade de um conteúdo que não carregasse o peso do isolamento social – um audiolivro não muda sua configuração de produção ou de consumo com o distanciamento – e que para além pudesse continuar destacando valores que engrandecem a delicadeza e o afeto dentro das relações familiares e sociais, que é a principal estética do Cutia Coletivo.

Um audiolivro, ou audiobook como muitos o chamam, é um meio de entretenimento altamente inclusivo, uma opção para pessoas com deficiência visual ou qualquer dificuldade com a leitura; ele nos leva como leitores a uma experiência diferente, nos integrando ao narrador para construir imagens mentais de situações e personagens, uma vivência que estimula a sensibilidade e a atenção, desenvolvendo ao mesmo tempo a imaginação e a criatividade, as habilidades de pensamento crítico e analítico.

A produção será gravada em Home Stúdio, com narração de Viviana e trilha sonora de Pochyua, e terá o lançamento diário de cada capítulo no mês de outubro, nas redes sociais do Cutia, mas para isso precisa do financiamento coletivo do público e dos amigos através da plataforma Catarse até o dia 08 de agosto, no link www.catarse.me/avacaminuciosa .

Na plataforma o apoio ao projeto pode ser em troca de diversas recompensas, como os livros e Cds de Pochyua, ou o link para download do audiolivro na íntegra em primeira mão já em setembro, com dedicatória exclusiva gravada pelo autor. O apoio financeiro pode ser pago através de cartões de crédito ou boleto bancário gerado pelo Catarse.
Segundo Pochyua, “ao contribuir com esse projeto você ajuda o Cutia Coletivo a continuar levando até as crianças e as famílias um conteúdo cultural carregado de significados e de afetividade, feito para ser apreciado em casa, mas sem deixar de fortalecer esse vínculo tão necessário entre espectadores e artistas nesse momento de distanciamento social, onde o fomento coletivo à cultura torna-se uma das poucas ferramentas para a manutenção da produção artística independente”.

O Autor
Pochyua Andrade é cantor, compositor e escritor, e teve seus primeiros destaques na cena cultural independente em mostras e festivais de música entre 2006 e 2008, como Psicodália e Mostra Sesc de Música. Possui 2 Cds autorais de MPB e já foi gravado por vozes conhecidas como Marcos Sacramente e Ive Luna.

Autor de uma literatura infantil que flerta naturalmente com a música, Pochyua escreveu a novela “A Vaca Minuciosa”(2011) e o poema “Evaristo, A Cutia”(2016) que tem uma trilha sonora em CD; os livros foram ilustrados pelo artista plástico Nestor Jr. e ganharam adaptações para espetáculos de teatro e contação de histórias onde Pochyua canta e conta sua obra, construindo com as crianças sonoplastias que os levam a viajar pelos sons da natureza.

Pochyua também é autor dos musicais “Pra rodar pra dormir” (2012) que deu origem ao CD de mesmo nome, e “Só pra rodar” (2018), onde o artista retrata as brincadeiras de infância e os ritmos populares de Pernambuco.

Serviço:
Projeto de Financiamento Coletivo para o Audiolivro “A Vaca Minuciosa”
Onde: www.catarse.me/avacaminuciosa
Prazo final para o apoio: 08 de agosto de 2020
Fotos em Alta: http://abre.ai/fotosdrive – crédito de Hermes Costa Neto
Teaser do projeto: http://abre.ai/teaserminuciosa
Informações/imprensa: cutiacoletivo@gmail.com – 81 98777 1498
Realização/produção: Cutia Coletivo
Redes Sociais: www.facebook.com/cutiacoletivo | www.instagram.com/cutiacoletivo | http://abre.ai/cutiayoutube

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »