Brincadeiras, exposições de arte e passeio de catamarã gratuitos no fim de semana das mães

Brincadeiras, exposições de arte e passeio de catamarã gratuitos no fim de semana das mães

Publicado em 12/05/2018 por Revista algomais às 17:59
Sol Purquério

No fim de semana das mães, a Prefeitura do Recife oferece uma diversificada agenda de atividades gratuitas, com brincadeiras e jogos, exposições de arte recém-inauguradas e até passeio de catamarã pelas belezas e pontes do Recife, cartões-postais inequívocos da geografia da anfíbia capital pernambucana.

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), equipamento gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, por exemplo, tem duas exposições em cartaz. Uma acabou de entrar em cartaz na última quinta-feira (10) – “A Arte é um Manifesto – 30 anos de Devotos”. A história da famosa banda Devotos, do Alto José do Pinho, é contada por meio de backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos. Neilton, guitarrista da Devotos, assina a curadoria e também os trabalhos expostos. A outra, ExistenCidades, apresenta 13 fotografias coloridas de Beto Figueiroa, exibidas em formato de lambe-lambe. A proposta é questionar a forma como os espaços urbanos são estruturados. O museu funciona no sábado e no domingo, das 13h às 17h.

O Museu Murillo La Greca também tem novidade em cartaz: a Mostra Coletiva de Artes Visuais Vetores, que reúne os trabalhos de nove artistas, promovendo um encontro panorâmico e quase cartográfico de linguagens diversas, num esforço de mapear paisagens da arte contemporânea. Os artistas são Elen Braga, Adones Valença, Tatiana Cavinato, Renan Marcondes, Mariana de Matos, Betina Guedes, Daniel Cabral e os convidados Lia Letícia e Grupo Favela News. O museu abrirá no sábado, das 15h às 18h.

Para quem quiser aproveitar o final de semana das mães para brincar, o Museu da Cidade do Recife oferece no sábado (12), das 10h às 15h, o jogo O Forte e o Tempo. A atividade gratuita tem o objetivo de estimular os visitantes a interagirem com a fortaleza de maneira diferente. Após passear pela exposição Cinco Pontas, composta por achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos, os visitantes são convidados a jogar e responder perguntas para construir seu próprio forte. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família.

A brincadeira também está garantida nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. Neste domingo (13), em comemoração ao Dia das Mães, haverá oficina de improviso teatral, às 11h, no Econúcleo da Jaqueira. Instrutores abordarão a importância da coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Direcionada ao público a partir dos 10 anos, a atividade estimula o improviso e a atuação abordando temas ambientais. Não há limite de vagas. Já no Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, uma trilha com contação de histórias da comadre Florzinha mostrará como é possível cuidar da mata e dos animais, usando a personagem do folclore brasileiro. Indicada a todas as idades, a atividade tem duração média de 40 minutos. São 30 vagas disponíveis.

O Paço do Frevo também vai celebrar as mães no fim de semana dela. Neste domingo (13), em homenagem a elas, a visita ao museu será gratuita para mães e filhos.

A Prefeitura do Recife também oferece opção gratuita para aqueles que preferem lazer ao livre. Neste sábado (12), o Olha! Recife promove passeio de gratuito de catamarã pelo rio Capibaribe, uma oportunidade de ver a cidade de um ângulo diferenciado e conhecer histórias e curiosidades locais durante o percurso, que também possibilita observar casarões, palácios, igrejas e obras de arte.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »