Cais do Sertão recebe as quadrilhas neste fim de semana

Cais do Sertão recebe as quadrilhas neste fim de semana

Publicado em 24/05/2019 por Revista algomais às 5:00
Iniciativa leva quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife e do Agreste para ensaios abertos no vão livre do museu sempre aos fins de semana. Foto - Chico Andrade.

O projeto Anavantu segue promovendo ensaios de quadrilhas juninas da Região Metropolitana do Recife na área externa do Cais do Sertão. Neste fim de semana, ação traz ao hall externo o gingado das quadrilhas Arrocha o Nó (Cohab) e Raízes do Nordeste (Paranatama). Os ensaios acontecem neste sábado (25) e domingo (26), a partir das 14h e são abertos ao público.

Idealizado pelo Cais do Sertão e promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, o evento tem parceria firmada com a empresa de transporte MobiBrasil e a Federação de Quadrilhas Juninas e Similares de Pernambuco – Fequajupe. O calendário de ensaios do programa privilegiou este ano sete equipes: Quadrilha Matutinho Dançante (Ibura); Quadrilha Balão de Prata (São Lourenço); Quadrilha Chapéu de Palha (Água Fria); Quadrilha Lumiar (Pina); Quadrilha Arrocha o Nó (Cohab/ Recife); Quadrilha Raízes do Nordeste (Paranatama); e Quadrilha Chá de Zabumba (Prazeres).

A iniciativa, que ano passado fez sua estreia, movimentou a classe artística: em 2018, o Anavantu no Cais do Sertão reuniu 700 profissionais, especialmente quadrilheiros, todos envolvidos com dança, direção, produção, e ainda os familiares dos integrantes e moradores das comunidades dos grupos juninos.

“O Anavantu é um projeto de sucesso que, logo no ano passado, movimentou significativamente a nossa classe artística. A volta dele este ano só reforça a nossa responsabilidade com o que é nosso, com a nossa cultura, que é um forte atrativo de turistas. O Anavantu é uma forma de oferecer sempre um ensaio aberto ao público para que turistas e pernambucanos possam já ir entrando no clima de São João”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Além de promover os ensaios, o projeto Anavantu inclui uma mediação educativa com os quadrilheiros. Eles aprendem sobre o museu e a vida no Sertão e visitam o acervo do centro cultural.

Cronograma de ensaios:

25/05 – Quadrilha Arrocha o Nó (Cohab/ Recife)
26/05 – Quadrilha Raízes do Nordeste (Paranatama)
02/06 – Quadrilha Chá de Zabumba (Prazeres)

SERVIÇO:
A partir das 14h, no Centro Cultural Cais do Sertão (Rua Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE, 50030-150). Aberto ao público.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »