Circuito Cultural se despede com destaque para a literatura fantástica

Circuito Cultural se despede com destaque para a literatura fantástica

Publicado em 13/11/2020 por Revista algomais às 4:30
No destaque, a poeta e ilustradora de livros infantis e juvenis Nireuda Longobardi (Divulgação)

O ponto alto do último dia do Circuito Cultural Digital de Pernambuco será o lançamento da Cepe Editora Não me empurre para os perdidos, de Maurício Melo Júnior. A live será na hoje, 13, às 19h, com mediação da jornalista e crítica literária Gianni Paula de Melo. A programação do dia abrange ainda uma variedade de temas: das atividades infantis a lives sobre xilogravura e cordel. O evento é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com curadoria da Fundação Gilberto Freyre. A última edição do ano será de 8 a 11 de dezembro.

A narrativa de Maurício Melo Júnior se passa em Pernambuco, na década de 1920. Qualquer recifense ligado em sua própria história reconhece lugares e fatos icônicos do período, enriquecido por supostos diálogos do protagonista da trama, o escritor F., com intelectuais da época. Provavelmente a misteriosa identidade de F. é uma referência ao escritor tcheco Franz Kafka.

Na agenda, a literatura fantástica também ganha força com a participação do escritor, roteirista e dramaturgo André Vianco. O convidado é considerado um dos mais renomados autores do gênero no Brasil. A live “Fantasia e terror à brasileira”, com o autor do best-seller Os sete, será às 17h, mediada pelo jornalista Renato Mota.

Neste bate-papo André falará sobre sua trajetória, como elabora seus personagens e cria as narrativas de suas histórias fantásticas, de terror e suspense.

Mas os destaques do dia começam logo pela manhã, às 11h, com bate-papo sobre Xilogravura e cordel, o encontro da rima com o entalhe. Desta discussão participarão a poeta e ilustradora de livros infantis e juvenis Nireuda Longobardi, e o poeta e cordelista Marcelo Soares.

De acordo com a mediadora, Érica Montenegro, poeta e mestra em ciências da linguagem, a conversa terá como eixo a relação do poema com a xilogravura e os espaços em que a xilogravura se coloca hoje, além do cordel. Também estará na pauta do encontro a substituição de alguns tipos de xilogravuras pelas formas digitais, assim como a saída dos artistas do Nordeste para outros Estados.

Às 15h, a gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes, conversará com a escritora e militante feminista Mariana Félix e Akapoeta, que publica seus versos no instagram e tem mais de 1 milhão de seguidores. O título instigante da live promete: A poesia das coisas. A mediadora fará associações com poetas que têm o poder de extrair poesia das coisas, sobretudo as mais simples, como João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Manoel de Barros.

SERVIÇO

O conteúdo das lives poderá ser acessado no Portal do Circuito: www.circuitoculturaldepernambuco.com.br. Confira a programação desta sexta-feira, último dia do evento:

Dia 13.11 – Sexta-feira

8h30 – Ler, muito prazer!

Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância

9h – Senta, que lá vem história!

Contação de história do livro Além da Lenda, de Bruno Antônio, Erickson Marinho e Ulisses Brandão. Contação de Joanah Flor

10h – Oficina infantil História de Pano, com Samantha Pimentel

11h – Bate-papo ao vivo: Xilogravura e cordel, o encontro da rima com o entalhe. Participação da poeta Nireuda Longobardi e do poeta Marcelo Soares, com mediação de Érica Montenegro

12h – Prazer de Ler

Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos

13h – Circuito em conexão

Atrações oferecidas pelos parceiros do Circuito Cultural Digital de Pernambuco

14h – Por dentro do livro (Café cultural)

Processo de criação do livro Tereza Costa Rêgo: uma mulher em três tempos (Cepe), de Bruno Albertim. Conversa entre o autor e Sofia Lucchesi

15h – Bate-papo ao vivo: A poesia das coisas

Participação de Mariana Félix e Akapoeta, com mediação de Marília Mendes

16h – Show infantil com a Banda Mini Rock

17h – Live “Fantasia e terror à brasileira”

Conversa com o escritor André Vianco e apresentação de Renato Mota

18h – Cinema no Circuito

Sebá – face das artes, curta-metragem de Robson Santos. Todas as faces do Sebastião Alves, mais conhecido como Mestre Sebá

19h – Lançamento – Ao vivo (Café Cultural)

Não me empurre para os perdidos (Cepe), de Maurício Melo Júnior. Conversa entre o autor e a jornalista Gianni Paula de Melo

20h – Sarau musical

Enraizado, com Ciel Santos

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »